
Os laboratórios estão entre as raças mais freqüentemente diagnosticadas com hipotiroidismo.
Não fique chocado se o seu labrador é diagnosticado com hipotireoidismo: é bastante comum na raça. O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireóide não está produzindo hormônio tireoidiano suficiente. Com um tratamento tão simples quanto uma pequena pílula diária, seu melhor amigo pode voltar ao normal em breve.
Hipotireoidismo
Localizada na traqueia do cão, a glândula tireóide controla o crescimento do seu laboratório e mantém o metabolismo normal em seu corpo através da produção do hormônio tiroxina. Como uma parte crucial do seu sistema endócrino, esse hormônio afeta quase todos os órgãos internos do seu cão. Baixas quantidades de tiroxina podem atrapalhar o corpo do seu cão de todas as maneiras.
Os sintomas
Se o seu laboratório está ganhando peso, mesmo que você não tenha aumentado sua alimentação ou diminuído o seu exercício, o hipotireoidismo pode ser o culpado. Seu casaco poderia começar a parecer funky, ou seu cabelo poderia começar a cair, deixando pontos calvos. Aquela cauda grossa de laboratório podia mostrar sinais primeiro, tornando-se magricela, com aparência surrada ou careca. Sua pele pode ficar áspera e escamosa, e ele pode ficar mais cansado do que o habitual, com pouco desejo de sair e brincar. Seu cão pode exibir sinais neurológicos, como perda de coordenação, convulsões ou incapacidade de latir. Como a tireóide afeta tantos aspectos do corpo, os sintomas da tireóide baixa aparecem em várias áreas do corpo e do comportamento do seu cão. Opinião autoritativa varia em relação ao início; alguns veterinários dizem que isso ocorre já na idade 2 ou tão tarde quanto 7; Foi documentado que ocorre em cães com mais de 10 anos de idade. Quatro a 6 anos de idade é uma média aceita.
Diagnóstico
Um simples exame de sangue diz ao seu veterinário se os níveis de tireóide do seu cão estão baixos. No entanto, uma vez que algumas doenças graves também resultam em baixos níveis de tireóide, seu veterinário terá que descartá-las. Um perfil sanguíneo completo da tiróide irá diagnosticar com precisão o hipotiroidismo. Alguns esteróides afetam a função hormonal, portanto, informe o seu veterinário se o seu laboratório estiver em algum tipo de medicamento.
Tratamento
Felizmente, o hipotireoidismo é uma condição simples e relativamente barata de se tratar. Seu laboratório precisará tomar medicação para tireoide todos os dias pelo resto de sua vida. As pílulas de tireóide geralmente não causam efeitos colaterais. A maioria dos veterinários prescreve pílulas para serem administradas uma ou duas vezes ao dia, mas o remédio também está disponível em formas mastigáveis ou líquidas. Se você der comprimidos, esconda-os em sua comida de cachorro enlatada ou envolva-os em queijo ou carne. Dentro de um mês ou mais de tomar os suplementos de tireóide, seu amigo deve ser tão bom quanto novo. Todos os sintomas do hipotiroidismo devem desaparecer. Com o passar do tempo, a dosagem pode mudar; você vai levar seu cão ao veterinário regularmente (normalmente a cada seis meses) para fazer exames de sangue, para ter certeza de que ele está recebendo a quantidade certa de hormônio a longo prazo.




