Planeje seu orçamento familiar juntos.
Se você é um gastador e seu parceiro é um poupador, ou vice-versa, elaborar e cumprir um orçamento pode evitar tanto a angústia, ressentimento ou desastre financeiro. Nenhum orçamento é adequado a todos, pelo que terá de controlar os seus rendimentos e despesas para encontrar o orçamento que funciona melhor para os dois.
Acompanhe seus gastos por um ou dois meses. Use o seu registro de talão de cheques, extratos de cartão de crédito e recibos de caixa para se certificar de que sabe onde vai o seu dinheiro. Isso tem que ser um esforço conjunto entre você e seu parceiro para ter uma ideia precisa de quanto você gasta por mês.
Liste todas as suas despesas mensais, começando com itens domésticos. Seu aluguel ou hipoteca, seguro, serviços públicos, serviço de TV, manutenção e outras despesas domésticas se enquadram nessa categoria. O transporte inclui pagamentos de carro, seguro de automóvel, gás, manutenção e taxas de transporte público. Outras despesas fixas podem incluir pagamentos com cartão de crédito, pagamentos de empréstimos e despesas médicas.
Inclua colunas para economias de longo e curto prazo, como 401 (k) ou IRA e uma conta de poupança básica. Mantenha uma conta para emergências, bem como extras, como presentes de feriado e férias.
Separe uma parte de sua renda para gastos discricionários, como uma noite no cinema ou pedicures mensais. Você e seu parceiro devem ter uma quantia especificada de dinheiro que você pode gastar com o que quiser. Isso lhe dá uma sensação de controle e liberdade financeira.
Aloque uma porcentagem de sua renda para cada uma das principais categorias, uma vez que você sabe o quanto você normalmente gasta nessas áreas. Se as suas despesas forem maiores do que sua renda, reduza suas despesas conforme necessário.
Acompanhe suas receitas e despesas nos primeiros meses para ver se você precisa ajustar seu orçamento. Revise seu orçamento e hábitos pelo menos uma vez por ano para fazer os ajustes ou alterações necessários.
dicas
- Planeje seu orçamento juntos. Permitir que um parceiro tenha mais controle sobre as finanças do que o outro pode levar ao desastre. Se um parceiro é melhor em lidar com dinheiro do que o outro, esse parceiro pode estar "no comando", contanto que ambos saibam onde você está financeiramente.
- Configure suas economias para sair de sua conta automaticamente a cada dia de pagamento. As chances são de que, se você não vir, não sentirá falta disso.
- Use o software de orçamento se você não for bom em manter as coisas escritas em um caderno.
Aviso
- Evite entrar em dívida. Apare as despesas em excesso e saldar sua dívida o mais rápido possível. Ajuste seu orçamento conforme necessário para acompanhar a inflação.