Como Gerenciar A Verificação Pessoal Usando Um Sistema De Envelope

Autor: | Ultima Atualização:

Use envelopes reais ou virtuais em um programa de gerenciamento de orçamento on-line.

Quer você use um cartão de débito ou um cartão de crédito, pagar com plástico torna mais fácil gastar mais do que o permitido pelo orçamento. Mas você não precisa andar na roda infinita da dívida. Em vez disso, você pode assumir o controle e gerenciar o dinheiro em sua conta corrente pessoal com um sistema de envelope. Guru financeiro e autor Dave Ramsey defende este sistema como uma excelente maneira de gerenciar e controlar seus gastos.

Crie um orçamento, se ainda não o fez, para ver aonde seu dinheiro está indo todo mês. Inclua todas as suas despesas.

Faça uma lista das despesas que são automaticamente enviadas pela sua conta corrente ou que você prefere pagar com cheque. Por exemplo, você pode preferir pagar sua hipoteca por cheque a cada mês ou pode ter sua conta de eletricidade configurada para pagamento automático.

Anote as categorias de despesas que você pode pagar em dinheiro e os valores que deseja atribuir a cada categoria. Exemplos de despesas que você pode pagar em dinheiro incluem mantimentos, entretenimento, roupas, conserto de carros, produtos de higiene pessoal e refeições fora.

Conte quantas categorias você tem para despesas em dinheiro. Reúna o número correto de envelopes. Etiquete cada envelope com uma categoria. Escreva o valor em dólar que você deseja atribuir a cada categoria na frente ou na aba do envelope.

Retire a quantia correta de dinheiro da sua conta corrente quando você receber o pagamento. Planeje os valores com base nos seus períodos de pagamento e na quantia de dinheiro que você precisa dividir em despesas, como hipoteca, fatura de eletricidade e seguro. Por exemplo, algumas categorias - como mantimentos e gás - podem precisar de contribuições mais de uma vez por mês, devido a outras contas que precisam ser pagas.

Distribua a quantia correta de dinheiro em cada envelope. Gaste o dinheiro como achar melhor. Uma vez que o dinheiro acabou, não retire mais até o próximo dia de pagamento.

Reavalie seu sistema a cada mês e faça ajustes para melhor adequar seu estilo de vida. Você pode achar que deseja adicionar ou excluir uma categoria ou atribuir mais ou menos dinheiro a determinadas despesas.

Ponta

  • Considere rotular um envelope "Fundos de emergência" para cobrir despesas médicas inesperadas ou consertos de carros que excedam o valor orçado. Use esses fundos apenas em situações que são verdadeiras emergências. O especialista em finanças pessoais Dave Ramsey sugere transferir fundos de uma das suas categorias não essenciais, como entretenimento ou restaurantes, se o valor em seu envelope de emergência não for suficiente para cobrir as despesas inesperadas.

Advertências

  • Não rotineiramente roube um envelope para cobrir despesas extras em outra categoria ou o sistema não funcionará corretamente.
  • Não use seu cartão de débito ou crédito em momentos de fraqueza. Isso pode fazer com que você gasta mais.