Como Fazer Seu Próprio Gráfico Diário De Consumo

Autor: | Ultima Atualização:

Acompanhar a sua ingestão de alimentos ajuda a identificar maus hábitos alimentares e desastres alimentares.

Você está comendo saladas todos os dias, trocou refrigerante por água e não visitou sua loja de donuts favorita em meses. Da superfície, parece que você está fazendo tudo certo - mas você ainda não pode perder peso. Um gráfico alimentar diário permite-lhe mergulhar um pouco mais fundo e identificar hábitos problemáticos de mastigação. Depois de algumas semanas de uso de um diário alimentar, você pode descobrir que os molhos de salada estão sabotando seus esforços e que as visitas semanais à loja de donuts acabaram de ser substituídas por ingentes fartos burritos de café da manhã.

Decida qual formato de diário alimentar funcionará melhor para sua vida diária. Enquanto algumas pessoas podem preferir um documento eletrônico, outras podem se beneficiar mais de uma versão de caneta e papel. E se o seu celular estiver permanentemente conectado à sua palma da mão, talvez você descubra que é mais fácil manter um gráfico de consumo diário com um aplicativo para dispositivos móveis.

Crie um gráfico com sete colunas e sobre as linhas 20. Talvez seja necessário ajustar o número de linhas após alguns dias de acompanhamento da ingestão de alimentos.

Etiquete as duas primeiras colunas. A coluna "Hora do dia" permite acompanhar as várias vezes em que você come refeições e lanches. Uma coluna "Comida" deve incluir o tipo de comida que você comeu e o tamanho da porção.

Marque as próximas três colunas para ajudá-lo a determinar se o seu ambiente afeta seus hábitos alimentares. Inclua uma coluna "Local" para rastrear onde você está comendo, como em um restaurante, sua mesa ou a cozinha em casa, e uma coluna "Atividade" para acompanhar o que você está fazendo enquanto come, como trabalhar, assistir televisão ou visitando amigos. Uma coluna “Quem sou eu” pode ajudá-lo a determinar se os seus maus hábitos alimentares são encorajados por amigos ou se procura alimentos de conforto quando está sozinho.

Termine de rotular suas colunas com rótulos "Mood" e "Hunger Level". A coluna “Humor” deve incluir as emoções que você está sentindo enquanto está comendo. Use a coluna final “Hunger Level” para medir seu nível atual de fome em uma escala de 0 para 5 - com 0 não estando com fome e 5 sendo voraz.

Anote cada pedaço de comida ou bebida que você põe dentro de sua boca ao longo do dia. Se o seu gráfico alimentar diário não for útil, anote-o noutro local - quer o anote num guardanapo ou escreva uma mensagem rápida no seu telemóvel - e adicione-o ao seu diário alimentar mais tarde.

Inclua os extras. Embora um bocado extra de creme azedo possa não parecer grande coisa na ocasião, você pode se surpreender ao descobrir que algumas doses extras durante a semana contribuem para uma contribuição significativa de calorias. Não se esqueça do queijo em seu sanduíche, o bacon desintegrado em sua salada ou a generosa colher de açúcar adicionado ao seu café da manhã.

Ponta

  • Revise seu gráfico de comidas regularmente para encontrar possíveis padrões. Você pode discutir seu prontuário e suas descobertas na próxima vez que consultar seu médico ou nutricionista.