Como Lidar Com A Insubordinação

Autor: | Ultima Atualização:

Incapacidade de fazer o trabalho pode parecer insubordinação.

Os gerentes geralmente precisam lidar com funcionários que não realizam seu trabalho adequadamente ou que causam dificuldades a outros funcionários. A insubordinação é um problema específico em que um funcionário se recusa a aceitar a autoridade do gerente. Os gerentes podem ter que lidar com más atitudes, negligência ou incompetência. Para esses gerentes, a insubordinação do funcionário é um desafio que eles têm que dominar para manter sua reputação intacta. O manejo cuidadoso da situação de uma maneira profissional, e dar ao funcionário com problema todas as chances de melhorar e evitar a rescisão é a abordagem apropriada e geralmente leva a uma resolução bem-sucedida.

Feedback e Conselhos

Tome uma atitude imediatamente quando o problema se tornar aparente. Não deixe a situação sem solução para minar sua posição e prejudicar a moral no local de trabalho. Pesquise o histórico de trabalho do funcionário e reúna todas as informações necessárias para discutir a situação com o funcionário.

Chame o funcionário para uma reunião informal e privada para discutir seu trabalho e desempenho em geral. Pergunte sobre quaisquer problemas que o empregado possa ter. Descubra como o funcionário vê a situação.

Confirme que a insubordinação não é devida a um problema com o trabalho. Verifique se o funcionário é capaz de realizar o trabalho e se a insubordinação não se deve a uma falha em suas instruções, como pedir ao funcionário que execute ações inseguras ou inconsistentes.

Discuta sua visão da insubordinação. Deixe claro como você deseja que a situação evolua e o que você considera ser um comportamento aceitável. Termine a reunião com orientações claras para o seu futuro relacionamento com o funcionário.

Documentação

Comece a documentar a insubordinação se o comportamento do funcionário persistir e ele ignorar suas diretrizes.

Mantenha registros de suas instruções escritas para o funcionário e as tarefas específicas que você atribuiu que ele não completou ou instruções que ele não seguiu.

Envie ao funcionário problema avaliações escritas de seu trabalho, incluindo referências à insubordinação e peça respostas por escrito. Certifique-se de que o registro escrito demonstre claramente um padrão de insubordinação.

Sanções

Aplique sanções se o empregado continuar a se envolver em comportamento insubordinado. Antes de agir, envie ao funcionário detalhes por escrito de possíveis sanções se o comportamento dele não mudar.

Envie a notificação por escrito do funcionário, vinculando o comportamento específico a sanções específicas. Por exemplo, escreva que a falha em seguir suas instruções e atingir metas especificadas resultará em um bônus reduzido.

Aplique as sanções especificadas, certificando-se de que suas ações estão de acordo com as políticas e procedimentos do manual do funcionário e depois de notificar seu supervisor sobre os problemas e suas reações.

Terminação

Se o empregado não mudar seu comportamento, notifique-o por escrito que ações específicas de sua parte poderiam levar ao término de seu emprego. Adicione um breve resumo dos eventos que levaram à situação atual.

Aconselhe o funcionário, por escrito, que um comportamento específico da sua parte levará à rescisão imediata do contrato de trabalho. Se o comportamento ocorrer, prossiga com a rescisão.

Aconselhe seu supervisor sobre sua intenção de rescindir o emprego do funcionário problemático. Siga os procedimentos da empresa para a rescisão de funcionários durante a execução.

Ponta

  • Se o funcionário realizar um trabalho valioso e você suspeitar que o problema pode estar em sua posição atual, incentive-o a solicitar uma transferência para outro local ou departamento.

Aviso

  • A documentação deve clara e objetivamente dar razões adequadas para a rescisão para evitar pedidos de demissão injustos.