
Com as poses certas, o yoga pode melhorar a flexibilidade geral.
Através de poses, o yoga cria flexibilidade, força e promove o relaxamento. Embora quase todas as posturas de yoga aumentem a flexibilidade, algumas posturas alongam os músculos mais do que outras. Algumas poses aumentam a flexibilidade em muitos dos principais grupos musculares de uma só vez, enquanto outras têm como alvo áreas específicas como o peito, os membros inferiores, as costas, a coluna ou a parte superior do corpo.
Flexibilidade nas costas e coluna
Praticar yoga duas vezes por semana durante dois meses pode melhorar significativamente a flexibilidade, o que pode diminuir a dor nas costas. As posturas de yoga que têm como alvo particular a coluna e as costas incluem o Twist de Bharadvaja, uma postura sentada que torce o tronco e a postura do gato, que massageia suavemente a coluna. Outras posturas eficazes para aumentar a flexibilidade das costas e da coluna incluem a postura de filhote de cachorro estendido, que alonga a coluna em ambas as direções, e a pose de Garland, feita em posição de cócoras. Iniciantes podem ganhar de volta a flexibilidade através da pose Sphinx, a menos cansativa das backbends. Praticantes mais avançados podem obter maior flexibilidade através da pose King Pigeon, uma das mais difíceis posições de backbend.
Flexibilidade do corpo inferior
A flexibilidade do tornozelo pode ser melhorada através de muitas posturas de yoga, incluindo a pose do Hang-to-Big-Toe, Garland, Half Moon e Chair pose. Os pés são alvo de pose de árvore, pose de guerreiro II, pose de dedão do pé de reclinação e pose de cão para baixo-enfrentando. Pose de águia, feita em uma posição de pé unilateral com um pé enrolado em torno da perna oposta, cria flexibilidade nas panturrilhas. Outras poses que visam os bezerros incluem Downward-Facing Dog, pose de cadeira, pose de portão e pose de garça. Os isquiotibiais, ou músculos da coxa, são alvo de pose de dedão, pose de herói, meia rã pose, prancha para cima e herói reclinado.
Flexibilidade da parte superior do corpo
A flexibilidade dos músculos do ombro pode ser aumentada através do cão virado para baixo, pose de camelo e postura do golfinho, que é uma variação do cão virado para baixo que particularmente abre os ombros. Poses que alvejam os braços e aumentam a flexibilidade incluem pose King Pigeon, pose Side Crane, pose Upward Bow, Upward Plank e Wild Thing. O Yoga até aumenta a flexibilidade dos punhos, mãos e dedos através de posturas como Cobra, prancha para cima, pose de quatro membros, guindaste, pose de vaga-lume, pose de pavão e cão virado para cima.
Flexibilidade do pescoço
Certas posturas de yoga aumentam a flexibilidade no pescoço, incluindo pose de Camelo, pose de Arco, pose de Rei Pombo e pose de Dois Pés. Ouça o seu corpo quando pratica ioga, particularmente quando se concentra no seu pescoço. As poses devem ser intensas e duras, mas nunca dolorosas. Se você se sentir com dor, diminua a dificuldade e apenas estique o máximo possível.




