Como Avaliar Estoques Usando Ddm

Autor: | Ultima Atualização:

O modelo de desconto de dividendos ajuda a somar os dividendos futuros de uma ação e os desconta para o valor atual.

O modelo de desconto de dividendos é um método de avaliação de estoque fundamental. Ela avalia os estoques levando em consideração o valor presente dos dividendos futuros e ignora qualquer valorização do preço de uma ação. O DDM é versátil e pode ser usado para determinar se o crescimento de dividendos é constante ou está mudando. Os dividendos esperados de vários períodos de tempo futuros são descontados usando uma taxa de desconto predeterminada para obter seu valor atual / presente. Depois de reunir as entradas para o DDM, o uso desse modelo é simples.

Determine os dividendos à direita (D0) do Yahoo! Finanças, Google Finance, Mornginstar.com ou outro site de finanças.

O D0 é uma entrada crítica para o modelo DDM porque os dividendos ajudam a determinar qual será o próximo dividendo esperado quando a taxa de crescimento for incorporada. Os pagamentos de dividendos do ano passado são fáceis de determinar, uma vez que já foram pagos e são dados públicos.

Alternativamente, se um valor para o dividendo esperado (D1) tiver sido declarado pela empresa, ele pode ser usado em vez de multiplicar o dividendo atual pela taxa de crescimento.

Determine a taxa de crescimento (g) para dividendos.

Os dividendos podem crescer de forma constante ou inconsistente ao longo de vários períodos de tempo. As estimativas para aumentos futuros de dividendos podem ser feitas projetando-se taxas históricas de crescimento de dividendos ou seguindo as discussões da administração sobre a política de dividendos da empresa.

Uma taxa de crescimento de dividendos também pode ser determinada usando o método de retenção, no qual o retorno sobre o patrimônio é multiplicado pela taxa de retenção (b) ou pelo método de composição. Aqui a fórmula para g é: g = ROE x b.

A taxa de retenção é a fração dos ganhos que não são pagos como dividendos, mas, em vez disso, é reinvestida na empresa: b = (Earnings - dividendends) / (Earnings).

Estabeleça o retorno requerido (r) a ser usado.

O conceito do valor temporal do dinheiro indica que o valor atual de um dólar difere ao longo de vários períodos de tempo. O retorno requerido entra em vigor para compensar os investidores devido a fatores como risco e inflação que fazem com que seu dinheiro - nesse caso, dividendos - valha menos no futuro do que seriam se fossem pagos agora. A taxa de retorno exigida para os investidores é composta por uma taxa livre de risco e um prêmio de risco.

A maneira mais comum de calcular um retorno requerido é multiplicar o beta de uma ação pelo prêmio de risco de mercado (Rm) e, em seguida, adicionar a taxa livre de risco (Rf). A equação se parece com isto: r = beta * Rm + Rf.

O prêmio de risco de mercado varia ao longo do tempo, mas um valor típico de 6 por cento é frequentemente usado. O rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA 10 anos é frequentemente usado para Rf, e beta de uma ação pode ser encontrado no Yahoo Finanças, Google Finance, Morningstar.com e outros sites de finanças.

Determine o modelo de desconto para usar.

Cada ação tem recursos diferentes que determinam qual fórmula ou modelo deve ser usado. Onde P0 é o valor presente do estoque, D0 é o dividendo atual, D1 é o dividendo esperado, r é o desconto e g é a taxa de crescimento, as seguintes fórmulas podem ser usadas.

Dividendos de taxa de crescimento zero: P0 = D0 / r

Dividendos constantes de crescimento:

P0 = D0 (1 + g) / (rg)

or

P0 = D1 / (r + g) se você encontrou projeções para dividendos a serem pagos no ano atual (D1) em vez de dividendos pagos no ano anterior (D0)

Dividendos de crescimento não constantes:

Descontar cada pagamento futuro de dividendo ao seu valor presente dividindo seu valor futuro por (1 + r) ^ t onde t é o número de anos no futuro que será aprovado antes de receber esse pagamento.

Compare o valor do DDM com o valor de mercado do estoque. Uma vez que o valor intrínseco do estoque tenha sido determinado usando o DDM, é importante compará-lo com o valor de mercado e o valor nominal, se disponível. Considere comprar ações subvalorizadas e vender ações supervalorizadas.

Itens que você precisará

  • Calculadora ou um programa de planilha

Ponta

  • Quase todos os investimentos em ações valem mais do que as estimativas geradas pelo modelo de desconto de dividendos, porque eles apreciam o preço. Os investidores se beneficiam dos crescentes preços das ações quando vendem suas ações a um preço mais alto no futuro.