Os animais de estimação do chefe podem ser perigosos.
Trabalhar com um funcionário difícil que é o favorito do chefe pode parecer uma situação impossível. Sua conduta, desempenho ou engajamento com a equipe é inaceitável e compromete sua capacidade de realizar um trabalho de qualidade, mas quando você compartilha suas preocupações com o chefe, isso não é uma boa idéia. A melhor maneira de lidar com essa situação é concentrar-se em soluções sob seu controle, em vez de esperar que seu chefe tome medidas.
Inicie um arquivo em seu computador que cataloga e marca suas interações com o funcionário difícil, bem como sua interação com seu chefe em relação a esse funcionário. Você também pode fazer anotações sobre o que você observa indiretamente. A situação pode degenerar até o ponto em que você decide ir acima da cabeça do seu chefe em busca de apoio, e ter a documentação dos problemas é crucial para fazer o seu caso.
Procure aconselhamento jurídico, sozinho ou com seus colegas de trabalho, no caso de você testemunhar conduta imprópria ou transgressão de conformidade do setor com o funcionário difícil ou com o comportamento de seu chefe relacionado a esse funcionário. Dependendo da sua empresa, você pode ter acesso a um consultor jurídico interno. Além disso, qualquer organização ou associação profissional à qual você pertença pode ter um advogado como um beneficiário.
Fale diretamente com o funcionário difícil. Embora o confronto seja desagradável, é necessário discernir se o indivíduo está ciente do efeito que está tendo na equipe e de sua disposição de fazer ajustes. Em alguns casos, o indivíduo difícil pode não perceber o efeito que está tendo na equipe e corrigir seu próprio comportamento. Em outros casos, o indivíduo não se importa ou está propositalmente se comportando de maneira difícil para sua própria agenda.
Confrontar seu chefe como uma equipe sobre o comportamento do indivíduo. É fácil justificar queixas individuais, no entanto, quando a equipe fala como uma unidade coesa. O chefe esperançosamente verá a extensão do efeito do indivíduo difícil e pode estar motivado a agir com medo de uma greve ou sair.
Procure um novo emprego se a situação não melhorar. Um funcionário difícil, no mínimo, comprometerá seu envolvimento e, no pior dos casos, poderá trabalhar ativamente para prejudicar sua reputação ou suas perspectivas de carreira. Lembre-se de que procurar um novo emprego não significa deixar a empresa. Recursos Humanos devem ser capazes de ajudá-lo a identificar outras funções abertas dentro da empresa para as quais você está qualificado.
Ponta
- Permaneça profissional em todos os momentos, mesmo que a outra parte esteja agindo de maneira não profissional.
Advertências
- Não compartilhe muitas informações pessoais na presença do funcionário difícil; você não sabe se ou quando pode ser usado contra você
- O tratamento especial do chefe diante de circunstâncias atenuantes pode indicar um relacionamento inadequado, chantagem ou a agenda pessoal de seu chefe.