Como Lidar Com Colegas De Trabalho Que Olham Através De Sua Mesa

Autor: | Ultima Atualização:

Confrontar o colega sobre suas intenções.

Capturar um colega de trabalho na sua mesa pode ser uma experiência irritante e indutora de raiva. Você pode ser pego de surpresa e não sabe o que dizer. Depois de se recompor, é importante confrontar a colega e informá-la, em termos inequívocos, que esse tipo de invasão de privacidade não é aceitável.

Abordar o colega

Vá direto ao ponto com o grosseiro colega de trabalho dizendo: “Eu vi você passando pela minha mesa. O que você estava procurando? ”Ela poderia se defender e dizer que estava procurando um relatório ou memorando de que precisava para seu trabalho, estava pedindo um utensílio de escrita ou pensou ter deixado algo lá durante uma conversa anterior. Se é um evento pela primeira vez e a explicação parece plausível, deixe passar. Se a resposta parecer incompleta, estabeleça a lei imediatamente. Por exemplo, você pode dizer: “Se precisar de algo de mim, por favor, me diga. Minha mesa é um espaço privado e me sinto desconfortável se alguém passar por ela sem minha permissão. ”Se você pegar o mesmo colega passando pela sua mesa novamente, é hora de aumentar o volume. Seja firme, dirija-se a ela pelo nome dela e mostre a ela que você está falando sério enquanto ainda mantém um decoro profissional. Por exemplo: “Jane, pedi para você não passar pela minha mesa. Isso é um comportamento inadequado e na próxima vez que acontecer eu vou levá-lo para o chefe ”.

Considere a explicação

Se o seu colega de trabalho é intrometido e não tem limites apropriados, isso é uma coisa. No entanto, se o colega estiver procurando em sua mesa por papelada ou relatórios que você deveria ter recebido, mas não conseguiu, pode ser sensato examinar qual papel você desempenha no ciclo de comportamento. Por exemplo, se você deve entregar um relatório estatístico diário ao meio-dia todos os dias, e seu colega de trabalho estiver em sua mesa todos os dias no 2 pm procurando por ele não ter conseguido entregá-lo a tempo, você precisa cuidar de seus próprios problemas. Isso não justifica a invasão de privacidade, mas seu colega claramente atingiu um ponto de ruptura e precisa atender às suas responsabilidades.

Proteja-se

Enquanto você está tentando resolver a situação com seu colega, proteja-se colocando um cadeado na sua mesa e armazenando informações confidenciais em armários de arquivos bloqueados. Isso é especialmente importante se você lidar com informações financeiras confidenciais do cliente. Acabar com seu jarful de canetas e seu prato de doces, que alguns funcionários acham difícil resistir. Se você tiver um escritório com uma porta, feche-a e tranque-a quando sair, mesmo que seja apenas para tomar uma xícara de café ou fazer uma visita ao banheiro.

Vá para o chefe

Se você tiver feito tudo o que puder para conter o comportamento de seu colega de trabalho e não tiver uma desculpa razoável para examinar seus pertences, leve o assunto ao seu supervisor imediato. Explique o que você fez para resolver o problema para que seu chefe saiba que você tentou lidar com isso sozinho. Coloque a questão como algo que você precisa de conselhos sobre e não como uma queixa. Por exemplo: “Eu regularmente encontro Jane na minha mesa. Eu pedi a ela muitas vezes para parar e me perguntar o que ela precisa, mas isso não resolveu o problema. O que você sugere que eu faça daqui?