Como Calcular O Valor De Mercado De Títulos De Rendimento Fixo

Autor: | Ultima Atualização:

As planilhas são úteis para desenvolver, salvar e aprimorar modelos de avaliação.

O cálculo do valor de mercado dos títulos de renda fixa, também conhecidos como títulos, pode ser feito usando uma variedade de métodos e modelos que vão do simples ao complexo. Seu próprio nível de conforto com programação de computadores, estatísticas e finanças pode ditar a complexidade de um modelo, mas qualquer um pode construir um modelo de avaliação adequado usando uma planilha e dados de mercado precisos. Seu primeiro passo deve ser se familiarizar com as funções básicas da planilha. Com o tempo, salve seus modelos conforme suas próprias habilidades de planilhas melhorem, para que você possa reutilizá-los como modelos.

Rever Contrato de Nota Promissória

Obtenha e analise o contrato de nota promissória relevante, que detalhará quase todas as premissas e entradas importantes que você deve incluir em seu modelo. O contrato descreverá o tipo de título de renda fixa que você está avaliando, a taxa de cupom declarada, se aplicável, quando os pagamentos de juros serão feitos e como eles serão calculados. Você também deve revisar os contratos para quaisquer provisões que considere afetarem o valor. Avaliações de títulos mais avançadas também devem considerar condições como callability ou opções incorporadas.

Obtenha um rendimento preciso até a maturidade

Há uma diferença de significado entre o rendimento declarado de um título, também conhecido como taxa de cupom, e seu rendimento até o vencimento. Se os dois são iguais, o título é avaliado ao par, que é o valor principal do empréstimo. Quando o rendimento até o vencimento é maior do que a taxa do cupom, o título é avaliado com um desconto para o par. O título é avaliado em um prêmio quando o rendimento até o vencimento é menor do que a taxa do cupom. O rendimento até o vencimento é a taxa de mercado vigente aplicável ao título com base em uma variedade de riscos, incluindo risco de inadimplência e falência. Você deve gastar tempo revisando os rendimentos de ofertas de títulos comparáveis ​​ou obter o rendimento até o vencimento de um provedor de dados, mas é essencial que todas as características do título correspondam às dos títulos comparáveis ​​dos quais você derivou um rendimento de mercado até o vencimento. Isso significa características de tipo, vencimento e emissor do título comparáveis, como linha de negócios e risco de inadimplência.

Model out Cash Flows

Usando o acordo da nota promissória como um guia, crie um modelo de planilha cobrindo um número de períodos de tempo que seja igual ao número de fluxos de caixa que serão feitos. Se o título fizer pagamentos trimestrais por cinco anos, incluindo um pagamento único durante o último trimestre, o modelo deverá conter vinte linhas na planilha. Insira uma fórmula nas células de cada período de tempo que calcule o fluxo de caixa exato a ser feito com base na taxa de juros e no principal. É sempre preferível inserir essa figura como uma fórmula em vez de um valor simples, para que alguém possa revisar seu modelo e as suposições por trás dos valores que ele contém.

Calcular o valor atual dos fluxos de caixa

A fórmula para calcular o fator de valor presente é: 1 / (1 + r) ^ n, onde "r" é igual ao rendimento até o vencimento, e "n" é igual ao período de tempo. Cada pagamento de fluxo de caixa deve ter seu próprio fator de valor presente para refletir seu valor presente único com base no tempo desse fluxo de caixa. Por exemplo, de acordo com o exemplo de um título fazendo pagamentos trimestrais por cinco anos, "n" para o segundo mês do segundo ano é igual a 2.5. A taxa de cupão apenas determina o montante dos pagamentos do fluxo de caixa. O rendimento até o vencimento é usado para calcular o valor presente dos fluxos de caixa a ser feito com base no sentimento de mercado prevalecente. Este é um conceito difícil, e você deve experimentar exemplos simples de avaliação de títulos da Internet para obter uma experiência valiosa.