Um orçamento pessoal é um plano de gastos para o seu dinheiro.
Criar um orçamento pessoal é uma maneira eficaz de assumir o controle de seus gastos. Quando você descobre onde gasta dinheiro e toma medidas abrangentes para não gastar mais do que planeja, terá fundos extras disponíveis para outras áreas que precisam. Seu orçamento pessoal pode até ajudá-lo a economizar para tirar umas férias muito necessárias ou comprar um carro novo. A criação de um orçamento pessoal começa com a identificação de onde você gasta o dinheiro, fazendo um plano para onde você quer gastar o dinheiro e aderindo a esse plano quando ele for feito.
Reúna contas domésticas recentes, extratos de cartão de crédito ou recibos de vendas, extratos bancários e recibos de contracheque. Três a 12 meses de papelada para referência ajudam mais, mas até mesmo os mais recentes dão a você um ponto de partida para o seu orçamento.
Liste cada conta regular que você tem e anote o valor médio mensal que você paga. Contas regulares incluem aluguel ou hipoteca, seguro e eletricidade.
Liste todas as outras coisas em que você gastou dinheiro regularmente recentemente. Use suas faturas de cartão de crédito, extratos bancários ou livro de cheques e quaisquer recibos de vendas para garantir que você não perca nenhuma despesa. Mantimentos, roupas, utensílios domésticos e restaurantes provavelmente estarão nessa lista. Coloque quantias em dólar ao lado de cada item mostrando quanto dinheiro você gastou em média em um determinado mês.
Reorganize, organize e combine os itens em cada lista para criar categorias gerais de gastos, como "casa", "entretenimento" e "utilitários". Você também pode criar subcategorias para manter as seções de orçamento organizadas. O lar pode ser dividido em "aluguel de casa", "utilidades domésticas" e "artigos domésticos", por exemplo.
Adicione o valor mensal total em dólares de cada item de gastos pequenos na categoria mais ampla à qual você adicionou. Se você tivesse uma entrada separada para restaurantes e você mesclasse isso com mantimentos em uma categoria de alimentos em geral, adicione as estimativas de gastos totais de restaurantes e mantimentos à categoria de alimentos.
Ajuste os valores totais em dólares listados para cada categoria conforme necessário ou desejado, certificando-se de que o total de todas as suas categorias de gastos não seja maior que o valor total de pagamento em casa que você recebe na receita. Os valores finais em dólares listados para cada categoria ou subcategoria são seus novos valores de orçamento pessoal para essas áreas. Seu objetivo é acompanhar e controlar os gastos, a fim de garantir que você não gaste mais em uma determinada categoria do que o orçamento para ela. Então, se você orçou $ 25 por mês para restaurantes, uma vez que seu orçamento mostra que você já gastou esse valor para o mês, você saberá que precisa preparar o jantar em vez de pedir uma pizza.
Ponta
- Seja flexível nos primeiros meses de uso de um orçamento pessoal, especialmente se você tiver que estimar algumas de suas despesas. Depois de acompanhar seus gastos e tentar permanecer dentro do orçamento por vários meses, talvez você precise fazer ajustes para que funcione melhor.