Como Um Velocista Deve Respirar?

Autor: | Ultima Atualização:

Prenda a respiração nos blocos iniciais.

Empurrar-se ao limite de sua velocidade e resistência ao longo de uma distância correndo não é uma tarefa fácil, e prender a respiração não vai ajudar - isso é para as pessoas observarem enquanto esperam por você para vencer a corrida. Seus músculos precisam de oxigênio para funcionar em plena capacidade, e respirar adequadamente enquanto corre é essencial.

Blocos Iniciais

Quando estiver em posição e pronto para correr, inspire e prenda a respiração até conseguir o sinal. Exalar vigorosamente à medida que você se afasta ajuda a aumentar seu impulso e a centrar sua mente para que você possa se concentrar no sprint. Depois de expirar, não há problema em executar vários passos sem inalar ao encontrar seu ritmo, mas comece a respirar antes de começar a sentir falta de ar.

Use sua boca

Respirar pela boca pode não ser atraente em um parceiro em potencial, mas como um velocista é a melhor maneira de obter ar em seus pulmões. Abrir a boca relaxa levemente os músculos faciais e você poderá concentrar-se em bombear as pernas e braços durante o sprint. Também permite que você introduza ar pela boca e pelo nariz simultaneamente para obter a maior quantidade possível de oxigênio por respiração.

Respirando com sua barriga

Ao praticar seus sprints, coloque uma mão em seu estômago e seu peito, e preste atenção a qual mão está se movendo quando você respira. Sua mão no peito deve ficar mais quieta, enquanto a mão do estômago deve estar se movendo a cada respiração. Isso significa que você está engajando seu diafragma, o que aumenta o espaço em torno de seus pulmões à medida que você inspira, para que você possa respirar mais profundamente. Com a respiração no peito, você está confinado a uma pequena cavidade torácica. Se seus ombros estão subindo e descendo enquanto você respira ao invés de respirar com a sua barriga, você está desperdiçando energia que é melhor usada empurrando suas pernas para correr mais rápido para o traço curto.

Cadência

Os velocistas avançam rapidamente - eles não têm muito tempo para encontrar um ritmo antes que a corrida termine. Respiração de cadência é comum para corredores de longa distância, mas é útil quando corre também. Mantenha sua respiração - e seus nervos - sob controle, sincronizando respirações com seus passos. Inspire por dois passos e expire por dois passos, por exemplo. Para sprints mais longos, inspirar e expirar por três etapas, em vez de dois, pode ajudar a manter sua resistência durante a corrida.