Como É Feito O Composto

Autor: | Ultima Atualização:

O composto é um fertilizante produtivo que enriquece o solo.

A compostagem transforma o quintal orgânico comum e resíduos de cozinha em um fertilizante orgânico produtivo que enriquece o solo em jardins e terras agrícolas. Embora existam várias variantes de compostagem, as noções básicas são simples e exigem uma média de apenas alguns minutos por semana após o início. As chaves para a compostagem eficaz são ar, água e a mistura certa de ingredientes para manter um bom equilíbrio bioquímico na pilha de compostagem.

Selecione um local de compostagem. O local deve ser naturalmente plano e seco (protegido da água parada e da chuva) e sombreado. Escolha um local longe o suficiente da sua casa ou pilha de lenha para reduzir o risco de insetos ou roedores indo para onde não deveriam - 30 pés é uma boa distância mínima. Mantenha o local ao alcance de uma mangueira para quando você precisar umedecer a pilha de composto.

Selecione uma caixa de compostagem. Embora, em princípio, as pilhas de compostagem possam ser deixadas abertas e não contidas, uma lixeira ajudará a manter a pilha em ordem, mais segura dos animais e mais fácil de manejar. Qualquer que seja a caixa que você escolher, deve manter os materiais de compostagem seguros e permitir o fluxo de ar adequado, especialmente na parte inferior.

Reúna e prepare seus materiais de compostagem. Uma boa pilha de composto contém um mix de itens que são ricos em nitrogênio (gramíneas, ervas daninhas, plantas, resíduos vegetais, grãos de café) e ricos em carbono (folhas, lascas de madeira, serragem, papelão rasgado, jornal). Itens com alto teor de nitrogênio são freqüentemente chamados de "verdes", enquanto os itens com alto teor de carbono são "pardos". Quebre os materiais volumosos ou pedaços em pedaços menores para acelerar a decomposição. A taxa alvo de carbono para nitrogênio na pilha de compostagem é de aproximadamente 30 para 1. Consulte um especialista em compostagem ou recurso on-line para verificar o conteúdo específico de carbono e nitrogênio dos materiais que você está usando.

Filtrar itens que não deveriam estar lá. Se estiver usando resíduos de cozinha, certifique-se de ter removido todos os itens lácteos, carne, ossos, ovos inteiros, graxas e óleos. Estes podem criar um odor desagradável e atrair roedores. Mantenha resíduos humanos ou de animais fora da pilha de compostagem; eles podem conter bactérias, parasitas e insetos nocivos. Qualquer planta que esteja doente ou infestada de insetos também deve ser deixada de fora; bugs e doenças podem sobreviver ao processo de compostagem, e então infectar novas plantas.

Adicione os materiais residuais e forme a pilha. Acrescente os "marrons" e "verdes" em camadas finas de 3 a 6 polegadas, molhando levemente cada camada à medida que você a adiciona, se estiver seca. Tente tornar a sua camada inferior "marrom" e leve (como folhas mortas) para ajudar o ar a circular para o centro da pilha. Um pouco de aspersão fina do solo do jardim ou do solo entre as camadas ajudará as bactérias de compostagem a começar mais rapidamente.

Gire a pilha semanalmente e monitore-a. Use um forcado para abrir buracos e virar a pilha de composto de dentro para fora uma vez por semana. Isso mantém o ar e as bactérias circulando. Verifique sua pilha a cada intervalo de giro. Se a pilha parece muito seca, adicione água com moderação. Em contraste, uma pilha de aparência "viscosa" precisa de menos água. Adicionando mais "browns" pode ajudar a secar uma pilha. Um cheiro azedo ou "vinagre" indica que a pilha precisa de mais ar e giro. Uma pilha de compostagem feliz gradualmente encolherá, ficará marrom e começará a emitir um cheiro "terra" de cheiro forte.

Colha o seu adubo. Depois de um a dois meses, você deve ter uma pilha de material fresco, friável, terroso e de cheiro adocicado, pronto para o trabalho. Adicione ou cave uma camada fina do composto em seu jardim e observe suas plantas crescerem.

Itens que você precisará

  • Compostagem
  • Compostagem (opcional)
  • Estufa orgânica e resíduos de cozinha
  • Pitchfork ou ferramenta de torneamento

Dicas

  • Itens gordurosos e gordurosos não se decompõem bem em uma pilha de compostagem e podem atrasar o processo de compostagem.
  • Um termômetro de compostagem pode dar uma boa leitura da temperatura interna da sua pilha. O centro da pilha de compostagem deve estar entre 100 e 140 graus Fahrenheit

Aviso

  • O esterco de animais de estimação nunca deve ser incluído em uma pilha de compostagem.