Como O Aumento Do Uso Da Tecnologia Impactou O Estresse No Ambiente De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

A tecnologia colocou mais pressão sobre os funcionários.

Uma combinação de estresse ocupacional e avanços tecnológicos está afetando significativamente o local de trabalho. Os pais que trabalham estão tentando conciliar família e carreira e o alto índice de desemprego forçou muitas famílias a depender de uma única renda. Alguns alunos estão lidando com a fadiga tecnológica antes mesmo de entrar no mercado de trabalho. Um artigo da 2012 “Business Week” relata que o uso excessivo da Internet pode dificultar o desenvolvimento emocional e fazer com que os alunos se sintam desconexos e ansiosos.

Insegurança no trabalho

Avanços tecnológicos podem criar medo nos funcionários. A automação dos processos de trabalho geralmente resulta na eliminação de empregos, e os funcionários restantes se preocupam em manter sua vantagem competitiva. Equipes menores geralmente significam responsabilidades adicionais e o uso de trabalhadores de meio período, juntamente com cortes de salários e congelamentos, aumenta a sensação de insegurança.

Sobrecarga Tecnológica

Os laptops e dispositivos portáteis sem fio, embora projetados para melhorar a eficiência do local de trabalho, geralmente têm funcionários “conectados” ao 24 / 7. Há mais pressão para responder a mensagens de voz e e-mail e estar ativamente envolvido em redes sociais e redes profissionais como o "LinkedIn". O teletrabalho tornou-se comum, mas um estudo da 2012 de junho feito por Mary C. Noonan e Jennifer L. Gass na "Monthly Labour Review" revelou que resultou em horas extras de trabalho e acrescentou demandas dos empregadores.

Derretimentos tecnológicos

O mau funcionamento da tecnologia cria um estresse adicional, pois os funcionários são forçados a reduzir a velocidade ou até mesmo a perder dados. A revista "Inc." relata que as pequenas empresas geralmente fazem um trabalho ruim em fornecer os recursos necessários para manter adequadamente os sistemas de computadores do escritório com os mais recentes firewalls, software de segurança e sistemas de recuperação de dados. Não se deve esperar que os funcionários lidem com problemas de colapso de computadores e exijam suporte adequado de tecnologia da informação.

Profissionais de Tecnologia da Informação

O “Business News Daily” relata que os profissionais de tecnologia da informação sofrem o maior estresse de suas ocupações; quase 40 por cento relataram trabalhar pelo menos oito horas ou mais de horas extras por semana. Excessivas demandas no local de trabalho causaram perda de sono, perda de tempo para a família e problemas relacionados à saúde. As empresas podem evitar esses problemas equipando os funcionários com o orçamento, a equipe e os recursos de que precisam para serem eficazes. Desenvolver alguns benefícios criativos para compensar os problemas criados pela nova tecnologia também pode reduzir o estresse.