
Exercício cardiovascular moderado pode impulsionar o sistema imunológico.
O exercício cardiovascular tem benefícios de saúde aparentemente infinitos: ajuda a prevenir todos os tipos de problemas relacionados a ataques cardíacos e derrames, como obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes. Pode até ajudar a prevenir ou tratar a depressão. Portanto, não deve ser surpresa que exercícios cardiovasculares moderados também beneficiem o sistema imunológico.
Estresse
Lembre-se de como você ficaria doente na faculdade durante as férias de inverno, assim que terminasse o exigente cronograma de exames e documentos de final de período letivo? Você provavelmente reconheceu intuitivamente que o aumento do estresse é ruim para o sistema imunológico. Isso torna seu corpo mais suscetível a vírus, como resfriado, mononucleose, gripe e outros. O exercício cardiovascular reduz o estresse, por isso, naturalmente, ajuda a preservar a função do sistema imunológico.
Bactérias, Anticorpos e Glóbulos Brancos
A Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA diz que o exercício cardiovascular pode ajudar a reduzir o risco de infecção bacteriana de duas maneiras: Primeiro, pode ajudar a limpar as bactérias dos pulmões que podem ter causado um resfriado ou outra doença. A temperatura mais alta do corpo também pode ajudar a combater as bactérias antes que você fique doente e desenvolva uma febre em resposta. A biblioteca também observa que o exercício libera anticorpos e glóbulos brancos, que ajudam o sistema imunológico a combater infecções e doenças.
Benefício do Câncer
Exercício cardiovascular pode até reforçar o sistema imunológico de um sobrevivente de câncer após o tratamento de quimioterapia. Um estudo de outubro 2012 pelo Centro Médico da Universidade de Nebraska quebrou a notícia emocionante. O exercício cardíaco pode liberar células T prejudiciais e substituí-las por células boas que aumentam a imunidade. É muito cedo para uma explicação definitiva, mas a pesquisadora Laura Bilek disse à American Physiological Society: "Se o exercício realmente fortalece o sistema imunológico e potencialmente melhora a vigilância do câncer, é mais uma coisa que deveríamos educar os pacientes como motivo para eles programarem atividades regulares". ao longo do dia e torná-lo uma prioridade em suas vidas ".
Muito de uma coisa boa
Mas não leve o seu hábito de exercício muito longe, porque muito de uma coisa boa pode enfraquecer seu sistema imunológico. Um estudo da 2009 da Universidade de Illinois descobriu que muito exercício enfraquece a imunidade. Se você colocar muita pressão em seu corpo, como se estivesse treinando para uma maratona ou uma corrida de bicicleta, você fica mais propenso a ficar doente. O melhor cardio para a saúde do sistema imunológico é exercício moderado - apenas 20 para 30 minutos três a cinco vezes por semana.




