
A melhor aposta de um gatinho é ficar com a mãe dele.
Pode ser uma coisa empolgante se deparar com um gato da mamãe com um bando peludo de filhotes ao seu lado, mas isso também pode significar muita responsabilidade. O cuidado que você dá dependerá muito se o gato mãe é amigável ou feroz.
Determinando o temperamento da mamãe
Você precisa saber se a mãe é feroz ou amigável para que você possa decidir como cuidar da pequena família. Assista a reação dela ao ver você. Um gato feroz será nervoso e fugirá, ou às vezes assobiar e rosnar em você antes de se separar para a saída mais próxima. Um gato manso ou amigável possivelmente chegará até você se você ligar para ela ou permitir que você se aproxime. Mesmo um gato domesticado pode fugir de você, mas geralmente ela estará mais disposta a deixá-lo chegar perto.
O gatinho indoor
Se você resgatou os gatinhos do lado de fora ou sabe que a gata mãe não está acostumada a interagir com humanos ou estar dentro dela, você precisará dar a ela algum espaço e uma área tranquila para chamar de sua. Os gatos mãe são conhecidos por mover suas liteiras ao redor, especialmente se eles sentem perigo. Brincar de esconde-esconde todos os dias com os bebês não é um jogo divertido, então mantê-la contida é uma maneira segura de lhe dar paz. Um pequeno banheiro será ideal, assim como uma grande casinha de cachorro. Dentro da sala ou caixa, faça uma pequena caixa de nidificação para a mãe usar para acariciar e alimentar seus gatinhos. Você também vai querer uma caixa de areia com lixo não de um lado e um lugar para comida e água fresca do outro lado.
A família ao ar livre
Se você encontrou uma ninhada de gatinhos e sua mãe, pode ser melhor deixá-los do lado de fora. Isso pode parecer cruel, mas os gatos selvagens não aceitam ficar bem trancados em uma casa, especialmente com seres humanos potencialmente perigosos. Se a sua localização for segura, como em seu quintal sob alguns arbustos, forneça à mamãe gato comida e água todos os dias e observe a família crescer à distância. Uma vez que os filhotes são desmamados, você pode escolher prendê-los, neutralizá-los e adotá-los em boas casas com a ajuda de uma organização de resgate. É também uma ótima escolha humana prender a mamãe gata neste momento, tê-la esterilizada e depois retornado para sua casa ao ar livre.
Cuidado da Família
Comida fresca e água são importantes todos os dias tanto para famílias cobertas quanto para famílias selvagens. Use um alimento úmido de alta qualidade para a mãe. Quando a família estiver em casa, troque o material da caixa de nidificação diariamente. Você pode usar toalhas, cobertores ou jornal como o material de cama dentro da caixa. Os gatinhos começarão o processo de desmame por volta das semanas 4, então você precisará estar preparado para gatinhos famintos com apetites maciços e uma excelente habilidade de fazer uma bagunça. Os gatinhos estão prontos para adoção entre 6 e 8 semanas de idade, por isso, lidar com eles em uma idade jovem ajudará a acostumá-los com as mãos humanas. Gatinhos ferozes são outra história, já que a mãe com certeza moverá sua ninhada se você lidar com eles com muita frequência.




