
Expressões faciais podem transmitir atitudes e emoções sem que uma palavra seja dita.
A atitude está pegando. Pode pular de pessoa para pessoa como um incêndio florestal pula de árvore em árvore. Pense nessa pessoa negativa no trabalho. Você conhece o único. Ela raramente tem algo positivo para dizer. O menor evento a coloca fora. Quando ela fica assim, as pessoas ao seu redor encontram razões para escapar, com medo de pegar sua vibração negativa. O Institute of HeartMath, um dos vários órgãos científicos que estudam os efeitos de atitudes e emoções positivas e negativas, também os liga à saúde e à doença. Atitudes no trabalho têm efeitos de longo alcance no ambiente de trabalho e além.
Influências no local de trabalho
As atitudes das pessoas no local de trabalho afetam diretamente o desempenho no trabalho, o trabalho em equipe, a criatividade, a liderança, a tomada de decisões, a rotatividade e as negociações, segundo Sigal Barsade, professora da Wharton University, e Donald Gibson, diretor da Dolan's School of Business. As pessoas não são ilhas, emocionalmente ou não, disseram os dois em um artigo. "Em vez disso, eles trazem tudo para trabalhar, incluindo seus traços, humores e emoções, e suas experiências afetivas e expressões influenciam os outros." As pessoas são condutores de emoções da mesma forma que as linhas de utilidade conduzem eletricidade.
Desempenho no trabalho
Pessoas com atitudes positivas tendem a se sair melhor no trabalho porque podem processar informações com maior consciência e eficiência, e mais apropriadamente. Pessoas com humor e atitudes negativas dedicam tempo e energia excessivos para apoiar o humor, o que os impede de receber as informações necessárias para ajudá-los a ter um melhor desempenho em seus trabalhos. Uma atitude negativa gera um efeito negativo sobre a entrada de novas informações, o que impede uma visão clara das circunstâncias ou situação. Uma atitude positiva exige menos energia para manter, o que permite que uma pessoa seja mais responsiva no ambiente de trabalho.
Reuniões de Grupo
Atitudes dos funcionários são essenciais para o que acontece no local de trabalho. Quando você está em uma sessão de brainstorming ou em uma reunião de equipe, é difícil para todos não serem incomodados pela pessoa negativa que ataca ideias que surgem do brainstorming. Uma atitude negativa sufoca o fluxo de idéias entre as pessoas, porque desliga os processos de pensamento criativo. Tome a decisão de evitar a negatividade não permitindo que uma pessoa negativa se torne o ponto focal da reunião. Quando a pessoa com a atitude negativa é autorizada a reclamar, todo o grupo pode ficar contaminado pela negatividade.
Negatividade e Estresse
Já existe estresse suficiente no local de trabalho lidando com as questões do dia-a-dia que surgem. Desabafar ou reprimir a raiva, uma forma de negatividade, no local de trabalho ou em qualquer outro lugar aumenta o estresse para si e para os outros. Uma atitude negativa pode levar a um risco maior de desenvolver doenças cardíacas e outros problemas relacionados à saúde. O manejo emocional - mudando as atitudes negativas em relação às positivas - pode realmente desfazer os efeitos cardiovasculares causados pela negatividade.
Lidere com uma atitude positiva
Uma atitude positiva pode ajudar a amenizar a negatividade no local de trabalho. Você não pode mudar a natureza básica das pessoas, mas tem a opção de evitá-las sempre que possível. Se você achar que um colega de trabalho o reduz continuamente, minimize seu contato com ela para manter sua atitude positiva. Manter uma atitude positiva adiciona resistência emocional a atitudes negativas e continua a espiral em direção a um maior bem estar, emoções e atitudes. Quando você mantém sua atitude positiva, isso pode repercutir em toda a organização. Além disso - você sabe que é verdade - uma atitude positiva só se sente melhor.




