A indústria de food service usa cada vez mais recipientes de alimentos biodegradáveis, como pratos, tigelas, talheres, copos e tampas, para pedidos "para viagem" (ver Referências 4). Consumidores ambientalmente conscientes podem comprar itens similares para uso doméstico, junto com sacos de armazenamento de alimentos e lixo, em muitos varejistas (ver Referências 6). Segundo a Agência de Proteção Ambiental, a compostagem de embalagens de alimentos biodegradáveis conta como reciclagem efetiva (ver Referências 5). No entanto, quando você joga esses produtos no lixo do aterro, você nega qualquer vantagem ambiental sobre seus equivalentes não biodegradáveis (ver Referências 1).
Ciência básica de aterros
Compostagem requer microrganismos que prosperam em condições úmidas e ricas em oxigênio. Os aterros sanitários, por outro lado, são projetados para evitar condições ideais para a decomposição de materiais biodegradáveis (ver Referências 2). O aumento da biodegradação em aterros é, na verdade, indesejável, pois resulta na maior probabilidade de poluição das águas subterrâneas, produção de gás metano e condições instáveis do subsolo (ver Referências 1).
Tipos de Recipientes de Alimentos Compostáveis
Nem todos os recipientes de alimentos compostáveis são criados igualmente. Alguns recipientes de base biológica são feitos de uma combinação de matéria-prima renovável e petróleo. Embora esses produtos possam se degradar com o tempo, eles não necessariamente o fazem através de processos naturais, e frequentemente deixam resíduos tóxicos. Para garantir que você está comprando produtos verdadeiramente compostáveis, procure a etiqueta "Compostable" do Instituto de Produtos Biodegradáveis (BPI), que garante que o produto atendeu aos padrões da ASTM International, anteriormente Sociedade Americana de Testes e Materiais, para contêineres compostáveis Referências 2, página 3). Estes padrões confirmam que o produto irá compostar de forma segura e natural, como guarnições do quintal e restos de comida.
Conteúdo Container Certificado por BPI
Os contêineres certificados pelo BPI são feitos com uma grande variedade de materiais à base de plantas, incluindo fibras de cana-de-açúcar, fibras de junco, fibras de trigo, fibras de palmeira, milho, bambu e folhas caídas. A pressão e o vapor criam várias camadas para resistência e durabilidade (consulte Referências 4). Os contêineres compostáveis parecem e se parecem muito com suas contrapartes não comparáveis. Alguns se sentem mais densos e rudes ao toque. Eles também podem ser de cor fosca e natural, ao contrário do branco brilhante e branqueado.
Como compostar contêineres
Os contêineres compostáveis certificados pelo BPI podem ser compostados em instalações de compostagem municipais e comerciais ou em pilhas de compostagem domésticas devidamente mantidas. Os programas de compostagem comercial estão disponíveis através de muitos programas de gestão de resíduos urbanos e "greening" da comunidade. Para garantir uma compostagem caseira rápida e eficiente, mantenha uma relação 1-a-1 de materiais de carbono e nitrogênio, mantenha a pilha úmida, mas não molhada, e vire o composto com frequência para adicionar oxigênio. (Veja Referências 3)