Como Faço Para Criar Um Plano De Redução Da Dívida?

Autor: | Ultima Atualização:

A dívida não deve governar sua vida.

Se você tem um par de empréstimos estudantis com juros baixos ou um fardo significativo de dívida, criar um plano de redução da dívida faz mais do que reduzir o dinheiro que você deve. Você também ganha controle sobre suas finanças, educando-se sobre onde seu dinheiro vai todo mês. Um plano de redução da dívida pode ajudá-lo a estabelecer melhores hábitos financeiros para o resto de sua vida, como economizar para metas financeiras de curto e longo prazo, como ir de férias, contribuir para um fundo de emergência ou comprar uma casa.

Eduque-se sobre sua dívida. Não confie em estimativas e memória ao analisar sua situação financeira. Olhe para os fatos frios e duros, como o princípio, juros e multas que você paga mensalmente aos seus credores.

Crie um orçamento familiar cobrindo todos os fundos de renda e de saída. Para reduzir a dívida, você precisa ter um controle sólido sobre quanto dinheiro você terá após deduzir todas as despesas da casa. Lembre-se de contabilizar as receitas irregulares e as despesas irregulares, amortizando-as no orçamento mensal.

Avalie o nível do seu problema. Se você tem dinheiro suficiente em seu orçamento para pagar mais do que o mínimo em suas várias linhas de crédito, primeiro pague a dívida com os termos mais onerosos, normalmente uma alta taxa de juros.

Pese as possibilidades de consolidação da dívida. Você pode gerenciar algumas formas de consolidação, como a solicitação de um novo cartão de crédito que permita fazer uma transferência de saldo a uma taxa de juros introdutória de 0 por um período de tempo definido. Evite usar este cartão para novas cobranças e pague de forma agressiva o saldo transferido antes que o período introdutório expire.

Considere o aconselhamento de crédito com um conselheiro reconhecido e credenciado. Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas no enfrentamento da dívida porque têm orçamentos ou problemas com gastos. Um conselheiro de crédito pode ajudá-lo a adotar novos hábitos financeiros.

Itens que você precisará

  • Contas inclusas
  • Stubs de salário
  • extratos bancários
  • Orçamento