Um orçamento eficaz faz referência ao seu passado para prever seu futuro financeiro.
Criar um orçamento exige mais do que escolher números e anotá-los. Para fazer um orçamento verdadeiramente eficaz, você precisa analisar seus padrões de ganhos e gastos ao longo do tempo e criar um plano que não apenas reflita esse passado, mas permita as reviravoltas do futuro. Dê uma dica aos economistas que estudam a teoria do caos, ou à arte de prever o imprevisível, e aplique a filosofia aos seus objetivos de poupança, investimento e gastos.
Opte por um estilo de orçamento que suporte a sua adesão ao plano com sucesso. Algumas pessoas preferem o estilo de orçamentação de base ampla da solução 60 por cento, na qual você cobre todas as despesas com 60 por cento da receita e distribui o restante em direção à poupança, aposentadoria, despesas irregulares e dinheiro virtual. Outros preferem um plano mais rigoroso baseado em números exatos.
Registre seu plano. Escolha uma planilha de orçamento on-line, planilha, cópia impressa ou pedaço de papel que lhe dá espaço para fazer várias categorias, definir metas e dividir suas várias fontes de renda de suas despesas.
Digite todas as informações de receita relevantes. Total de seu rendimento líquido anual, incluindo rendimentos de emprego, bônus, presentes, pensão alimentícia, prêmios e juros. Divida o valor por 12 para chegar a uma média mensal ou liste um intervalo de valores.
Realize o mesmo exercício com as despesas. Se preferir, você pode distinguir entre despesas fixas mensais, como hipoteca, telefone, cabo, internet, coleta de lixo, prêmios de seguro e pagamentos de empréstimos, e despesas mais variáveis, como serviços públicos, entretenimento, recreação e compras. Algumas pessoas dão às suas despesas variáveis um valor total, em vez de relacionar cada despesa, proporcionando-lhes maior flexibilidade nos gastos.
Amortizar despesas irregulares. Percorra os registros financeiros para ter uma idéia de quanto você paga pela manutenção da casa, reparos de automóveis, contas médicas, medicamentos, hobbies, férias, presentes, contribuições de caridade, impostos sobre a propriedade, imposto de renda e outras despesas irregulares. Insira uma média mensal ou crie uma conta especial de poupança de curto prazo para a qual você deposita dinheiro mensalmente para cobrir essas despesas irregulares.
Enfrente os perdedores do orçamento. Se você tiver sua dívida quitada e um plano de poupança em vigor, certos culpados podem ser seus economistas, como bebidas diárias de café, salgadinhos de varejo, refeições em restaurantes e revistas. Se você suspeitar de um vazamento, registre todas as suas compras por um mês e descubra onde fazer cortes. Comprometer algum dinheiro em direção a uma categoria diversificada, ou um subsídio de adulto, para manter uma pequena quantidade de liberdade de gastos.
Itens que você precisará
- Planilha de orçamento
- Registros de renda
- Contas inclusas
- Recordes financeiros
- caderno
Ponta
- Construa uma pequena almofada para as despesas flutuantes para que você possa manter seu orçamento com sucesso.