
Um gato moribundo pode ter problemas para se levantar.
A morte de um gato nunca é fácil, mas conhecer os sinais de que o fim está próximo pode ajudá-lo a deixá-la confortável. Você nem sempre será capaz de curá-la, mas você pode identificar o que ela está passando e vê-la tão indiferente quanto possível.
Sinais de deterioração
Quando um gato morre, mesmo na velhice, em vez de adoecer, seu corpo vai começar a se desligar. Ela pode mostrar alguns dos mesmos sinais de fraqueza que um gato doente, como não conseguir chegar à caixa de areia, resistir ao tempo de brincar ou não comer. Seus sentidos não parecem tão afiados quanto antes, e ela pode não ser capaz de ver ou ouvir muito facilmente. Seu senso de toque é o único que não se deteriora, então ela nunca deixará de sentir seus bichinhos calmantes, nem mesmo no final.
Buscando a solidão
Mesmo um gato que normalmente está colado ao seu colo pode procurar a solidão quando ela sente a morte se aproximando. Não leve para o lado pessoal - é um ato de instinto. Na natureza, um gato moribundo se isolaria porque ela saberia que é vulnerável a predadores. Isso também pode ser resultado do estresse, já que a deterioração de seus sentidos e seu senso geral de fraqueza física podem fazer com que ela deseje evitar qualquer tipo de estímulo ou excitação.
Pegando leve
Os gatos morrendo muitas vezes tornam-se marcadamente letárgicos, tanto porque estão fisicamente enfraquecidos quanto porque simplesmente não sentem vontade de brincar e se exercitar. Simplesmente se locomover pela casa pode se tornar uma tarefa para um gato moribundo, então não se surpreenda se tudo o que ela quer fazer é ficar por perto. Em casos graves, ela pode estar enfraquecida a ponto de ter dificuldade para se levantar, caminhar ou subir em sua caixa de areia.
Encontrando Conforto
Enquanto alguns gatos podem escolher o isolamento em seus dias finais, alguns podem aproveitar esse tempo para ficar o mais próximo possível de seus entes queridos. Eles podem voltar para uma cama, cobertor ou travesseiro favoritos para se sentirem confortáveis, e podem seguir incessantemente seus donos porque não querem ficar sozinhos. Enquanto os gatos morrendo podem mostrar seu contentamento através do ronronar, eles também podem ronronar como um mecanismo de enfrentamento - o ronronar mostrou fortalecer os músculos do gato, e pode até liberar endorfinas que a ajudam a lidar com qualquer dor que esteja passando.




