
Há muitas razões para se exercitar, e a melhora do tônus muscular é uma delas.
O tecido muscular é um componente vital da sua capacidade de se movimentar e realizar tarefas diárias. Existem três tipos de músculos: liso, cardíaco e esquelético. Os músculos lisos são em sua maioria inativos e controlados pelo sistema nervoso. Músculo cardíaco é encontrado no coração e permite a circulação do sangue por todo o corpo. O músculo esquelético é responsável pelo movimento e funcionalidade, e este é o tipo de músculo que é submetido à atrofia de um estilo de vida sedentário.
Músculo esquelético
O músculo esquelético é responsável pela nossa mobilidade e ações diárias. De correr a andar para transportar sacolas de compras, seus músculos esqueléticos fornecem o poder para realizar essas tarefas. Esses músculos são reforçados pelo exercício e pelo levantamento de peso - atividades que exercem pressão sobre os músculos. Movimento e atividade consistentes mantêm os músculos esqueléticos, de modo que um estilo de vida inativo, inversamente, produz atrofia. Ann Pietrangelo, da HealthLine.com, observa que a inatividade física é o principal contribuinte para a atrofia muscular.
gordura
O aumento da gordura corporal também contribuirá indiretamente para a atrofia muscular. A gordura corporal desnecessária causa ganho de peso, o que pode impedir a atividade física. O excesso de gordura também esconde qualquer músculo existente que você possa ter, o que dá ao seu corpo uma aparência menos tonificada. Jordan Daley, da ShapeSense.com, confirma que as pessoas costumam ter camadas de gordura em cima de seus músculos, o que esconde os contornos do músculo.
Exercício
Você já ouviu a frase "músculo não utilizado se transforma em gordura", mas essa afirmação é falsa. Músculo e gordura são tecidos separados e não podem ser convertidos no outro. No entanto, músculo não utilizado pode desaparecer. Quando o exercício é eliminado do seu estilo de vida, os músculos não estão sendo trabalhados ou estressados. Assim como nossos ossos precisam de atividades para manter o peso forte e prevenir a fragilidade e a osteoporose, nossos músculos precisam de atividade para evitar a deterioração. Exercício não só ajudará a prevenir a atrofia, mas também pode aumentar o tônus e tamanho muscular.
Sinais e Soluções
Você saberá se o seu estilo de vida é sedentário porque você não estará envolvido em atividades físicas regulares. Você também pode notar que uma de suas pernas ou braços pode ser menor do que a outra ou que você está se sentindo mais fraco fazendo tarefas diárias normais. Atividades que costumavam ser fáceis agora podem se tornar mais difíceis ou impossíveis. Uma solução simples é começar a realizar atividades de levantamento de peso, como caminhar, andar de bicicleta ou fazer jogging. Essas atividades diminuirão a taxa de atrofia e ajudarão a fortalecer os músculos existentes.




