
Monitores de freqüência cardíaca podem transmitir dados sobre o desempenho do seu coração para um relógio de pulso.
Bikram é um estilo popular de prática de yoga realizado em um exigente ambiente de estúdio 105 graus Fahrenheit. Uma sessão extenuante de Bikram pode ajudar a melhorar sua aptidão cardiovascular, mas também pode apresentar riscos à saúde devido à desidratação e ao esforço excessivo. Conhecer seus limites e monitorar sua frequência cardíaca durante a aula pode ajudá-lo a maximizar os benefícios do exercício sem sofrer efeitos colaterais adversos.
Benefício a longo prazo
O sistema patenteado 26-pose da Bikram Yoga é projetado para aumentar gradualmente a demanda do corpo por oxigênio. À medida que as necessidades de oxigênio do corpo aumentam, seu coração deve trabalhar mais para bombear sangue suficiente para os músculos. Durante a aula de Bikram, ou qualquer outra atividade cardiovascular, é normal que o seu ritmo cardíaco aumente uma certa quantidade. Com a prática consistente do Bikram, seu coração se fortalecerá e se tornará mais eficiente na distribuição de sangue, resultando em uma menor freqüência cardíaca de repouso e maior capacidade de desempenho no exercício.
Desidratação e Frequência Cardíaca
Exercitar-se no ambiente extenuante e quente de um estúdio Bikram causa muita perda de líquidos através do suor. Se você não beber bastante água antes da aula, poderá ficar desidratado durante ou depois da aula. A desidratação é perigosa para o corpo porque diminui a capacidade do corpo de manter uma temperatura central adequada. Se a temperatura do seu corpo começar a subir em direção a níveis não saudáveis, você poderá ter vários sintomas leves, incluindo tontura, náusea e boca seca. A frequência cardíaca excessivamente elevada é outra indicação comum em particular de que o corpo está desidratado e se aproxima da zona de perigo da doença pelo calor.
Taxa máxima saudável
Uma vez que o yoga Bikram fornece exercício cardiovascular extenuante, é perfeitamente normal que o seu ritmo cardíaco aumente uma certa quantidade ao longo de uma aula. Por outro lado, o ambiente e a intensidade da classe Bikram também podem resultar em aumentos insalubres da frequência cardíaca. Conhecer o seu ritmo cardíaco alvo de exercício é fundamental para distinguir entre aumentos saudáveis e insalubres da frequência cardíaca. Como a frequência cardíaca alvo varia com base na condição física e na idade, consultar o seu médico é a melhor maneira de determinar o seu intervalo saudável de frequência cardíaca. De acordo com a American Heart Association, você pode estimar sua taxa cardíaca máxima segura subtraindo sua idade do número 220; por exemplo, a frequência cardíaca máxima segura da pessoa com idade média 50 é de cerca de 170 batimentos por minuto.
Métodos de Monitorização
A maneira mais fácil de monitorar sua frequência cardíaca durante a aula de Bikram é usando um monitor de frequência cardíaca. A maioria dos monitores de freqüência cardíaca se ajusta ao peito e transmite os dados da frequência cardíaca para um relógio de pulso especialmente projetado. Uma vantagem de um sistema de monitor de tórax é que você pode programar um alarme para soar se sua freqüência cardíaca exceder a taxa alvo. Os monitores de frequência cardíaca do dedo são normalmente menos caros e não precisam ser usados no corpo, mas exigem que você pare de se exercitar e administre o teste manualmente. Se você não quer comprar um dispositivo, você pode estimar sua freqüência cardíaca à moda antiga, encontrando seu pulso em seu pulso e contando o número de batidas em 15 segundos. Multiplique o número de batidas que você conta por quatro para determinar as batidas atuais do seu coração por minuto.




