Os Benefícios De Saúde Dos Nabos

Autor: | Ultima Atualização:

Os nabos são ricos em compostos de glucosinolato, o que pode ajudar a prevenir o câncer.

Os nabos têm uma reputação desleixada na mesa de jantar, mas quando se trata de seu benefício nutricional, eles são superestrelas. Os nabos são ricos em vitamina C, fibra alimentar, potássio e compostos antioxidantes conhecidos como glucosinolatos. Estes nutrientes apoiam a função de cada um dos seus principais sistemas orgânicos e podem ajudar a prevenir doenças. Tome nabos de ho-hum para quadril assando-os com batatas, cenouras, cebolas e sua erva favorita ou servindo-os purê como acompanhamento para frango ou bife. Basta estar ciente de que os nabos pertencem à mesma família de plantas como repolho, brócolis e couve-flor, todos os vegetais que podem causar gases em algumas pessoas. De acordo com o autor do livro de receitas Mark Bittman, você pode lidar com o problema introduzindo nabos em sua dieta lentamente, ao longo de um período de semanas.

A vitamina C

Uma xícara de nabos cozidos em cubos fornece 68 por cento da necessidade diária de vitamina C para uma mulher e 56 por cento da necessidade diária de um homem. A vitamina C ajuda a manter seus ossos, dentes e sistema imunológico saudáveis. Como antioxidante, pode prevenir danos no tecido celular e no DNA, inibindo a atividade dos radicais livres. Uma dieta rica em vitamina C pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer, hipertensão e osteoartrite. A quantidade de vitamina C nos nabos diminui quanto mais tempo o vegetal é exposto à luz, ao calor, ao ar ou à água. Mantenha nabos em um local fresco e escuro e tente usá-los dentro de três a quatro dias após a compra. Escolha assar, cozinhar ou fritar em ebulição para minimizar o contato com a água.

Fibra dietética

Cada xícara de nabos cozidos fornece 3.1 gramas de fibra dietética, ou 12 por cento de sua ingestão diária necessária de fibras. Existem dois tipos de fibras encontradas nos alimentos - solúveis e insolúveis - e os nabos contêm ambos os tipos, embora sejam uma fonte especialmente boa de fibra insolúvel. Fibra insolúvel não quebra durante a digestão. Ele pode ajudar a regular os movimentos intestinais e pode diminuir o risco de problemas digestivos, como câncer de cólon. Uma alta ingestão de fibras solúveis pode ajudar a prevenir o colesterol alto e o diabetes. Dietas ricas em fibras também estão ligadas a um menor risco de obesidade, derrame, doenças cardíacas e hipertensão.

Potássio

Homens e mulheres adultos precisam de 4,700 miligramas de potássio por dia, e comer uma xícara de nabos cozidos satisfaz 8 por cento desse requisito. O potássio é um mineral e um eletrólito. Ele mantém os ossos saudáveis ​​e ativa as enzimas responsáveis ​​pelo metabolismo energético. Juntamente com o sódio, é crucial para a contração muscular e transmissão de impulsos elétricos entre os neurônios. Se sua dieta inclui regularmente alimentos ricos em potássio, como nabos, é menos provável que você sofra de cálculos renais, osteoporose, pressão alta ou derrame. Seu corpo precisa de mais potássio para funcionar corretamente se você consumir muitos alimentos ricos em sódio. Escolha opções de baixo teor de sódio e converse com seu médico sobre como manter seus níveis de sódio dentro de uma faixa saudável.

Glucosinolatos

Como todos os vegetais crucíferos, os nabos contêm uma alta concentração de compostos de glucosinolato. Glucosinolatos são substâncias químicas vegetais que ocorrem naturalmente e são divididas em dois outros tipos de compostos durante a digestão, indóis e isotiocianatos. O Instituto Nacional do Câncer relata que, em laboratório, os indóis e isotiocianatos podem retardar o crescimento de células cancerígenas e desencadear a morte das células tumorais. Não há muitos estudos ligando indoles e isotiocianatos diretamente a uma diminuição do risco de câncer em humanos, mas vários estudos, incluindo um publicado na 2001 em "The Journal of American Medical Association", descobriram que pessoas que comiam muitos vegetais crucíferos como nabos tinham menor risco de câncer, incluindo câncer de mama.