
Sua vesícula biliar armazena bile, um líquido digestivo que você precisa para ajudar a digerir um hambúrguer.
Comer alimentos ricos em fibras é bom para a digestão, assim como para os órgãos digestivos acessórios, como a vesícula biliar. A Cleveland Clinic explica que a vesícula biliar é uma pequena bolsa que fica logo abaixo do fígado. Quando o fígado produz bile - substância que ajuda a decompor a gordura para absorção -, libera a bile em um ducto e a bílis drena parcialmente para a vesícula biliar. A vesícula biliar armazena a bile até que você coma uma refeição gordurosa. Em seguida, ela libera bile no ducto biliar, que deságua no intestino para ajudar a digerir as gorduras em sua dieta.
Distúrbios da Vesícula Biliar
Os distúrbios digestivos podem incluir problemas na vesícula biliar e no ducto biliar. Se o ducto biliar estreito que transporta a bílis para dentro e para fora da vesícula biliar ficar bloqueado, o tecido em torno dele pode ficar inflamado. Isso pode levar a dores fortes, náuseas e vômitos, especialmente quando você acaba de comer uma grande refeição e a vesícula biliar tenta enviar a bílis através do ducto bloqueado para o intestino. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, o culpado de bloqueio é muitas vezes cálculos biliares, que geralmente são feitos de colesterol, ácidos biliares ou uma mistura destes. Em algumas pessoas, os cálculos biliares permanecem na vesícula biliar e não causam nenhum sintoma. No entanto, se as pedras ficarem presas no ducto biliar, elas podem irritar e inflamar severamente a vesícula biliar em uma condição chamada colecistite.
Prevenção de cálculos biliares
A Universidade de Maryland Medical Center recomenda a ingestão de mais fibras para evitar a formação de cálculos biliares, reduzindo assim o risco de obstrução do ducto e inflamação. Especificamente, eles sugerem um suplemento de flaxmeal. Tome 1 colher de chá de linhaça moída até três vezes ao dia, misturado com comida ou suco. Isso pode ajudar a prevenir cálculos biliares, porque a fibra remove o excesso de colesterol antes de ser absorvido pelo sangue. Se você desenvolver cálculos biliares, você pode precisar de tratamentos médicos, como cirurgia para remover a vesícula biliar ou um tratamento chamado litotripsia, que depende de ondas sonoras para dissolver as pedras.
Efeitos Cirúrgicos
Se você tem cálculos biliares que estão causando sintomas graves, seu médico pode recomendar a remoção cirúrgica de sua vesícula biliar, que é chamada de colecistectomia. O MayoClinic.com observa que o procedimento resolverá a dor e o desconforto; no entanto, pode levar a efeitos colaterais, como diarréia. Isso pode ocorrer porque, sem a vesícula biliar, a bílis do fígado não pode ser armazenada e, como resultado, goteja no intestino a uma taxa lenta e constante. Isso significa que você tem mais bile do que precisa quando não está comendo e menos bile do que precisa quando acaba de comer uma refeição gordurosa. Tanto a bile extra quanto a gordura não absorvida dos alimentos podem atuar como laxantes, causando uma diarreia menor. Na maioria dos casos, a diarréia é resolvida dentro de algumas semanas a alguns meses, enquanto o corpo se ajusta à remoção da vesícula biliar.
Dieta rica em fibras
Se você sofre de diarréia após a remoção da vesícula biliar, uma dieta modificada pode ajudar a aliviar esses sintomas desagradáveis. MayoClinic.com sugere adicionar fibra à sua dieta. Alimentos ricos em fibras ajudam a absorver e remover excesso de bile e gorduras não digeridas e também dar forma às fezes. O Colégio Americano de Cirurgiões recomenda a adição de alimentos como feijão, farelo de trigo, framboesas, milho doce e nozes. No entanto, é importante aumentar gradualmente a sua ingestão de fibras. Demasiado cedo pode fazer com que se sinta desmaiado e inchado; Converse com seu médico ou nutricionista sobre o melhor plano de dieta para você após a cirurgia. Os médicos também recomendam limitar sua ingestão de gordura e comer refeições menores e mais freqüentes, se você já teve a remoção da vesícula biliar.




