Não consumir carboidratos suficientes pode afetar seu humor.
Sua dieta baixa em carboidratos pode ser, pelo menos em parte, responsável se você estiver se sentindo mal-humorado ou irritado. Você pode perder peso, no entanto, sem ter que ser infeliz. Fazendo um balanço do que você está comendo e certificando-se de incluir alguns dos alimentos que ajudam a impulsionar seus espíritos pode ajudá-lo a limitar o mau humor.
Efeitos no humor
Se você está se sentindo mal com sua dieta pobre em carboidratos, provavelmente não está sozinho. Pessoas em uma dieta de baixo teor de gordura por um ano tiveram mais melhorias em seu humor do que as pessoas que seguem uma dieta baixa em carboidratos, de acordo com um estudo publicado no "Archives of Internal Medicine" em 2009. Comer regularmente alimentos nutritivos contendo carboidratos, incluindo frutas, verduras e grãos integrais, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue uniformes e limitam as mudanças de humor. Um artigo publicado em "Diabetes Technology & Therapeutics" em março 2012 observou que ter uma maior quantidade de variabilidade nos níveis de açúcar no sangue pode causar humores negativos.
Mecanismos Potenciais
Você precisa de carboidratos e proteínas para produzir serotonina, que é um hormônio que tem um efeito calmante. Se você pular carboidratos em algumas ou todas as suas refeições, provavelmente sentirá um pouco de mau humor. Se você comer menos de 1,500 calorias por dia, seu corpo terá mais dificuldade em manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e você estará mais propenso a ficar irritado e cansado, segundo a "Revista Fitness". Exercitar-se demais e não se permitir prazeres também pode prejudicar o seu humor quando estiver fazendo dieta.
Limitando o efeito
Coma muitos dos alimentos associados à melhora do humor, incluindo aqueles ricos em vitaminas B, gorduras ômega-3, triptofano e magnésio e aqueles com baixo índice glicêmico, que estima o quanto um alimento aumentará seus níveis de açúcar no sangue. Alimentos com baixo teor de carboidratos também são baixos no índice glicêmico, uma vez que os carboidratos são o que causam o aumento de açúcar no sangue. Em uma dieta baixa em carboidratos, os alimentos que fornecem alguns ou todos esses nutrientes incluem frutos do mar, nozes, aves de capoeira e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Quando você come carboidratos, verifique se eles são ricos em nutrientes, incluindo grãos integrais, legumes, frutas e legumes, uma vez que estes irão fornecer mais nutrientes do que fontes processadas e refinadas de carboidratos e tendem a ser mais baixos no índice glicêmico. Estes alimentos também são ricos em fibras, por isso ajudam a manter-se satisfeito por mais tempo, facilitando a manutenção do limite de calorias recomendado.
Considerações
Não deixe sua ingestão de proteína ficar muito alta, ou sua dieta baixa em carboidratos pode causar outros problemas além de deixá-lo mal-humorado. Comer quantidades muito altas de proteína pode causar perda de cálcio e levar a baixos níveis de densidade óssea, aumentando o risco de osteoporose mais tarde na vida. Se você se sentir excepcionalmente irritadiço com uma dieta pobre em carboidratos, mudar para outro tipo de dieta hipocalórica pode ajudar. Ambas as dietas de baixo carboidrato e baixo teor de gordura são igualmente eficazes para perda de peso, de acordo com um estudo de junho 2004 publicado no "Jornal de Endocrinologia Clínica e Metabolismo".