Um funcionário insatisfeito não é bom para nenhuma empresa.
Você odeia seu trabalho. Você está sobrecarregado e subestimado, então, ao invés de dar o seu melhor todos os dias, você o liga e reza para o final do seu turno. Essa atitude é um problema comum para as empresas, uma vez que a baixa moral pode levar a um desempenho insatisfatório, dificuldades nas relações com os clientes e alta rotatividade de pessoal.
Liderança Pobre
Gerentes com pouca habilidade interpessoal ou que não entendem o ecossistema de uma empresa podem facilmente esfregar os funcionários da maneira errada. Além disso, quando os gerentes e executivos são vistos como narcisistas, microgerenciadores, passivos-agressivos ou autocráticos, o moral dos funcionários pode sofrer porque os trabalhadores começam a se sentir como engrenagens em uma máquina, em vez de trabalhadores valorizados.
Ambiente de trabalho instável
Sempre que a economia é prejudicada, as empresas geralmente precisam fazer mais com menos, e geralmente isso significa menos funcionários. Mas só porque a equipe encolhe, a carga de trabalho não. O duplo golpe de testemunhar a redução de pessoal e o aumento repentino da carga de trabalho pode causar estragos no moral dos funcionários.
Sem adiantamento
Houve uma época em que a principal maneira de progredir em uma corporação era começar de baixo e trabalhar na hierarquia para uma posição de liderança. Mas atualmente, de acordo com a HumanResourcesIQ, a maioria dos executivos e gerentes seniores se associa a uma empresa a partir de cargos executivos em organizações concorrentes. Quando os funcionários de nível mais baixo não vêem nenhuma maneira de subir na escada, há pouca inspiração para eles trabalharem duro para gerentes que ganham muito mais dinheiro.
Treinamento deficiente
As empresas muitas vezes cortam programas de treinamento para novos funcionários, mas quando os funcionários são mal treinados nas políticas, bens, serviços ou práticas de uma empresa, eles são incapazes de realizar seu trabalho de forma eficaz. Consequentemente, eles são incapazes de ajudar clientes e clientes adequadamente. Isso pode levar à frustração, diminuição da produtividade, aumento de erros e baixo moral dos funcionários.
Os efeitos do baixo moral
Sinais de baixo moral dos funcionários variam do sutil ao aberto. De acordo com o Roberts Wesleyan College, os funcionários com moral baixo geralmente demonstram isso por meio de aumento do absenteísmo, tensões com colegas de trabalho, insubordinação, estações de trabalho confusas e reclamações consistentes sobre o trabalho. Os líderes podem ajudar a reparar problemas de moral ao permitir que os funcionários exponham suas preocupações em reuniões de equipe ou por meio de outras formas de feedback dos funcionários, como pesquisas ou programas de sugestões.