Vice-Presidente Executivo Vs. Vice-Presidente Sênior

Autor: | Ultima Atualização:

Os executivos corporativos têm vários títulos diferentes.

Os títulos vice-presidente executivo e vice-presidente sênior são entregues a executivos de uma empresa com nível e autoridade superiores aos de um vice-presidente, mas inferiores um presidente ou qualquer um dos executivos da diretoria executiva. Grandes empresas - e algumas não tão grandes - podem ter várias camadas de liderança executiva, incluindo múltiplos vice-presidentes e até múltiplos presidentes. Não há uma definição universalmente aceita de nenhum desses títulos; significam apenas o que a organização pretende que signifique, e nada mais.

Vice-presidente

As organizações dão aos membros de suas equipes de liderança títulos como presidente, vice-presidente, vice-presidente sênior e vice-presidente executivo para comunicar sua posição e autoridade em relação ao outro. A maioria dos títulos de vice-presidentes incorpora sua área de responsabilidade, como vice-presidente de vendas ou vice-presidente de recursos humanos. Exceto no sentido mais amplo, as descrições de cargos para esses títulos são específicas da organização: não há um padrão para o nível de responsabilidade ou autoridade, e a remuneração também varia muito. Em geral, os vice-presidentes não estão fortemente envolvidos no funcionamento diário dos departamentos pelos quais são responsáveis. Em vez disso, seus empregos são mais estratégicos por natureza, estabelecendo objetivos, benchmarks e metas para os chefes de departamento que gerenciam seus departamentos.

Vice-presidente sênior

Algumas organizações estabelecem o cargo de vice-presidente sênior como intermediário entre o presidente e alguns ou todos os vice-presidentes. Outras organizações concedem o título a um vice-presidente em reconhecimento de longos anos de serviço. Em outros casos, o título pode indicar um relacionamento funcional com outros vice-presidentes específicos - por exemplo, uma organização com vice-presidentes para vendas e marketing pode ter um vice-presidente sênior a quem ambos relatam. Uma organização com muitos vice-presidentes pode ter apenas um SVP, mas normalmente terá vários

Vice-Presidente Executivo

O EVP, por outro lado, geralmente exerce autoridade sobre os outros vice-presidentes, dando-lhes direção e orientação. Ela é geralmente reconhecida como superando os SVPs nas organizações que os possuem. Além disso, embora a maioria dos VPs tenha áreas de responsabilidade específicas dentro da estrutura organizacional geral, como recursos humanos ou vendas, alguns EVPs não têm esse portfólio específico dentro da estrutura organizacional além de supervisionar as atividades dos VPs. Em uma estrutura organizacional que inclui vice-presidentes seniores e um vice-presidente executivo, o EVP geralmente supera o vice-presidente sênior.

Vice-presidente executivo sênior

Algumas empresas desenvolvem uma hierarquia executiva tão complexa que têm vários vice-presidentes executivos, cada um responsável para uma parte diferente da operação da organização. Se uma empresa decide desenvolver uma camada adicional de liderança, geralmente estabelece um título como vice-presidente executivo sênior para formalizar o relacionamento com outros EVPs. A AT & T, uma organização enorme e complexa, tem sete SEVPs entre sua equipe executiva sênior de 11 pessoas.