Exemplos De Reforço Negativo No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Reforço negativo pode ter resultados positivos se aplicado corretamente

Reforço positivo e negativo são teorias comuns usadas pelos gerentes em um local de trabalho para motivar os funcionários a agir. Reforço negativo é frequentemente confundido como uma conseqüência negativa para um comportamento. Em vez disso, enquanto o reforço positivo é a adição de uma recompensa ou benefício para o comportamento desejado, o reforço negativo é a remoção de uma atividade ou evento indesejado em resposta a um comportamento preferido. Em alguns casos, o reforço negativo promove uma ação positiva, mas também pode perpetuar comportamentos problemáticos.

Reuniões semanais de treinamento

Em algumas empresas, os funcionários são obrigados a participar de reuniões de treinamento semanais ou periódicas. As metas podem incluir melhorar as vendas e o desempenho do serviço. Muitas vezes, essas reuniões ocorrem devido ao desempenho fraco ou limitado dos funcionários. Um gerente poderia usar o reforço negativo para promover um melhor desempenho, oferecendo a descontinuação dessas reuniões em vez de conquistas dos funcionários. Os funcionários geralmente não aproveitam essas reuniões de rotina e podem trabalhar duro para atingir os padrões de vendas, serviço ou produção para ver as reuniões terminarem.

Dias de trabalho de sábado

Algumas empresas têm seis dias de trabalho e geralmente exigem que os funcionários aos sábados. Percebendo que os funcionários normalmente prefeririam não trabalhar aos sábados, um gerente poderia se oferecer para encerrar os dias de trabalho de sábado se os funcionários atingissem os níveis de desempenho necessários durante a semana de trabalho de cinco dias. Isso não apenas serve como motivação para os funcionários, mas também pode melhorar sua energia e entusiasmo pelo trabalho com base em um tempo mais pessoal para relaxar.

Cumprimento da Política

Nem todo reforço negativo é benéfico para uma empresa ou seus funcionários. Em alguns casos, os gerentes inadvertidamente usam reforço negativo por treinamento para colocar uma correção temporária em um fardo. Por exemplo, se um gerente anunciar que as pausas para almoço mudarão de uma hora para 30 minutos, ele provavelmente ouvirá reclamações e frustrações entre os funcionários. Ao voltar rapidamente à mudança em resposta às reclamações, ele reforçou negativamente que as reclamações e reclamações sobre as políticas são a maneira de obtê-las alteradas ou removidas.

Participação

Outro exemplo de um resultado ruim de reforçamento negativo à expectativa de que os funcionários participem de reuniões de departamento ou sessões de treinamento e outras atividades internas. Um reforçador positivo pode incluir um desenho ou pequeno benefício para os funcionários quando eles atendem a essa expectativa. Em vez disso, se os gerentes optarem por cancelar as reuniões e os eventos em resposta à baixa freqüência, eles efetivamente reforçarão que evitar atividades de trabalho indesejadas significa que elas eventualmente desaparecerão.