EEGs são usados para diagnosticar distúrbios do sono, epilepsia e outras condições neurológicas.
Lendo mentes não é algo que você pode aprender em uma sala de aula, mas detectar a atividade cerebral é um pouco mais administrável. Os médicos usam um teste relativamente simples chamado eletroencefalograma, ou EEG, para monitorar a atividade elétrica em vários locais importantes do cérebro. Você pode se qualificar como técnico de EEG por meio de treinamento no local de trabalho ou educação formal, ou incorporar a certificação EEG em uma carreira mais ampla nos testes de neurodiagnóstico.
Treinamento de EEG
Operar uma máquina de EEG é relativamente simples, e muitos empregadores irão treinar auxiliares de enfermagem ou assistentes médicos para executar o procedimento de teste. O treinamento no trabalho geralmente consiste em instruções práticas seguidas por um período de experiência supervisionada. Os programas de treinamento formal variam de 12 a 24 meses em uma faculdade comunitária ou vocacional e podem ser oferecidos como cursos de certificado autônomo ou parte de um programa de graduação associado. A certificação profissional é opcional, mas diz aos empregadores que você é competente e comprometido com seu trabalho. É especialmente útil se você treinou no trabalho.
A Obra
Os médicos podem usar um EEG para detectar e diagnosticar uma série de condições médicas, incluindo distúrbios do sono, acidentes vasculares cerebrais, enxaquecas e epilepsia. Para iniciar o teste, você conectará um conjunto de eletrodos ao couro cabeludo do paciente em pontos que correspondem a centros específicos dentro do cérebro. Pacientes de primeira viagem podem precisar de alguma tranquilidade, então as habilidades das pessoas são importantes. Quando os pacientes estiverem conectados ao monitor e relaxados, a máquina começará a registrar sua atividade cerebral. Um EEG leva cerca de 90 minutos para que você possa tentar fazer o paciente cochilar para que você possa gravar suas ondas cerebrais adormecidas.
Outros testes
Às vezes é difícil avaliar a condição de um paciente por meio de um EEG padrão, por isso outras técnicas são usadas. Monitoramento de longo prazo combina um EEG e gravação de vídeo durante um período de horas para rastrear disfunções cerebrais intermitentes. Para um teste de potenciais evocados, você daria ao paciente estímulos específicos, como um som ou luz intermitente, e monitoraria seu efeito na atividade cerebral. Uma polissonografia registra a atividade cerebral do paciente durante todo um ciclo de sono para detectar distúrbios do sono. Estudos de condução nervosa medem a velocidade de um sinal elétrico ao longo de um nervo. O neuromonitoramento intraoperatório utiliza essas técnicas para detectar complicações neurológicas durante a cirurgia. O grau de associado em tecnologia de eletroneurodiagnóstico abrange a maioria dessas técnicas, assim como o teste de EEG.
Carreira
Depois de se qualificar como técnico de EEG ou técnico de eletroneurodiagnóstico, você deve ter pouca dificuldade em encontrar um lugar para exercer sua profissão. O * Net Online reporta um crescimento projetado de 20 para 28 por cento para os técnicos do END, em comparação com a média nacional de 14 por cento para todas as ocupações. Ser certificado em várias tecnologias de teste faz de você um funcionário mais versátil.