
Navios de todos os tamanhos ao redor do mundo devem ser comandados por um capitão.
Se você já esteve em ou ao redor de um navio e se perguntou o que o capitão faz a bordo, a resposta é - tudo. O capitão de um navio detém a autoridade e responsabilidade final pelo navio e todos aqueles a bordo. Embora os membros da tripulação possam ter tarefas específicas, como navegação, manutenção ou gerenciamento de pessoal, a responsabilidade final por todas as atividades a bordo começa e termina com o capitão.
Navegação
O capitão é responsável por levar o navio até onde deveria estar, quando deveria estar lá. Eles são navegadores primeiro, estudando mapas e gráficos para determinar a rota mais conveniente e menos perigosa para um destino. Uma vez que o capitão define o curso, ela calcula o consumo de combustível com base nas condições do mar, velocidade do vento, disponibilidade de porta e velocidade do navio. Computadores fazem grande parte do trabalho em grandes navios modernos, mas na maioria dos navios menores e mais antigos, o capitão ainda é quem faz as contas.
Operação
O capitão do navio é responsável por operar ou dirigir o navio. Dependendo do tipo de navio, isso pode envolver uma operação manual ou guiada por computador. Grandes navios precisam de um piloto local licenciado para trazê-los para dentro e para fora do porto. O piloto é especialista na topografia submarina local e nos movimentos e velocidades específicos necessários para manobrar a nave com segurança em locais relativamente apertados. Uma vez no mar, a responsabilidade total por cada movimento que o navio faz recai sobre o capitão.
Forma do navio
O capitão inspeciona o navio por dentro e por fora para garantir que ele esteja completamente em condições de navegar e seja seguro para passageiros e tripulação. Diferentes tipos de navios estão sujeitos a diferentes conjuntos de regras e regulamentos locais. Esses regulamentos também variam de acordo com o tamanho e o propósito de um navio. O capitão deve estar intimamente familiarizado com todos os regulamentos e é responsável por garantir que o navio adira a todos.
Lembre-se do Titanic?
Na pior das hipóteses - uma colisão ou afundamento grave - é dever do capitão gerenciar a evacuação do navio e permanecer em posição e controle. Botes salva-vidas são carregados e sinais de socorro são enviados. Uma vez que o navio esteja completamente vazio de passageiros e tripulação - e tudo o que for humanamente possível para remover o navio e sua carga do perigo - o capitão faz uma avaliação da situação. Se o navio ainda estiver em condições de navegar, o capitão fica e gerencia a maior parte do esforço de resgate e resgate possível a partir de seu posto a bordo. Se não, o capitão pode deixar o navio condenado e fazer seu trabalho de seu barco de resgate.




