
Um dos deveres de um psiquiatra clínico é prescrever medicamentos para tratar doenças mentais.
Embora você provavelmente saiba que o dia-a-dia de um psiquiatra não se assemelha a televisores famosos como o Dr. Lainey Winters no Hospital Geral, talvez você não conheça a natureza e o escopo completo dos deveres de um psiquiatra. Um psiquiatra clínico é um médico, que é treinado para diagnosticar e tratar problemas de saúde mental e abuso de substâncias. Psiquiatras não-clínicos trabalham em ambientes acadêmicos e de pesquisa, estudando e prevendo o comportamento humano em ambientes controlados.
Pesquisa
Todos os psiquiatras conduzem ou revisam pesquisas relevantes. Os psiquiatras que trabalham para faculdades, universidades, o governo ou instituições privadas de pesquisa conduzem suas próprias pesquisas originais, que envolvem a coleta de dados, a análise de tendências e a publicação de artigos descrevendo seu significado. A pesquisa psiquiátrica inclui o estudo de como fatores bioquímicos, biológicos, psicológicos ou sociais predizem o comportamento humano. Um projeto de pesquisa típico, por exemplo, pode avaliar a eficácia do uso de um novo tipo de medicamento no tratamento de um transtorno psiquiátrico, como a depressão. Embora os psiquiatras clínicos normalmente não conduzam suas próprias pesquisas, eles devem ficar a par das descobertas e tendências atuais da pesquisa para aplicar esses princípios ao tratamento diário dos pacientes.
Diagnóstico
Você tem que ser um bom detetive para ser um bom psiquiatra. Muitas vezes, você recebe referências de outros médicos nos quais eles não conseguiram encontrar nenhuma causa física para os sintomas ou casos do paciente, muito complicados para serem tratados por um clínico geral. Um psiquiatra conduz uma entrevista completa, conversa com os amigos e familiares do paciente e lê as avaliações psicológicas, médicas e escolares ou de trabalho, se aplicável, para ajudar a determinar um diagnóstico correto de saúde comportamental.
Tratamento
Embora a Dra. Lainey Winters possa parecer estar conduzindo terapia com seus pacientes no Hospital Geral, a maioria dos psiquiatras não realiza, de fato, terapia com pacientes. Por serem médicos, os psiquiatras concentram seu tratamento na prescrição e no gerenciamento de medicamentos que tratam de problemas comportamentais de saúde. Depois de prescrever uma medicação psiquiátrica, como o lítio, por exemplo, um psiquiatra monitora seu paciente para avaliar o benefício e os efeitos colaterais do lítio. Com o tempo, a dose da medicação pode ser ajustada ou uma nova medicação pode ser substituída se a antiga se mostrar ineficaz ou tiver muitos efeitos colaterais.
Educação
Independentemente do tipo de trabalho que os psiquiatras fazem, eles são responsáveis por educar tanto o público quanto seus colegas profissionais sobre os princípios da psiquiatria e da saúde comportamental. Psiquiatras que trabalham para universidades dão palestras e escrevem artigos de periódicos para explicar suas pesquisas. Os psiquiatras clínicos explicam a seus pacientes, em termos leigos, qual é o seu diagnóstico, que tratamentos eles defendem, quais são as alternativas e explicam os benefícios e os efeitos colaterais do tratamento preconizado.




