Títulos De Trabalhos Criativos Em Currículos

Autor: | Ultima Atualização:

Uma declaração ligeiramente falsa pode enviar seu currículo para o triturador.

Quando a única coisa que fica no caminho de você conseguir a entrevista para esse trabalho é um currículo bem composto, é melhor você ter certeza de que o seu é o Mozart de currículos bem compostos. Enquanto você pode não ter pensado muito, até mesmo os títulos de emprego que você usa podem transmitir humores, atitudes ou atributos que o empregador está procurando - ou aqueles que eles querem evitar em novas contratações. Se você está pensando em ser criativo com seus títulos de trabalho, considere alguns detalhes importantes para se certificar de que seu currículo atinja todas as notas certas.

Conheça o empregador

Cada currículo que você envia precisa falar diretamente com esse empregador específico. Embora isso signifique muito trabalho de sua parte na leitura de sites, notícias ou contatos com funcionários atuais e antigos, o trabalho pode valer a pena. De sua pesquisa, você pode achar que um empregador gosta de mostrar um pouco de humor em seus materiais de marketing, enquanto outro é decididamente subestimado, ou até mesmo muito chato. Isso pode ajudá-lo a determinar o tom da sua carta de apresentação, seja ela um pouco engraçada, autodepreciativa, séria, acadêmica ou não, e também a criatividade que você pode obter com o cargo em seu currículo.

Título no topo

Apenas sob o seu nome em seu currículo vai o seu título de trabalho auto-descrito. Esta - e somente esta - localização é onde você pode ser realmente criativo com o seu cargo. Aqui, você poderá usar as informações coletadas em sua pesquisa para criar um título de trabalho adequado. Para o empregador bem-humorado, você pode escolher "Staff Scribbler" em vez de "Staff Writer", por exemplo. Seja o que for que você escolha usar, certifique-se de que não seja tão esotérico que os gerentes de contratação não o entendam no contexto. Em outras palavras, não seja criativo apenas para ser criativo - o objetivo é descrever a si mesmo, não confundir as pessoas.

Títulos no meio

O outro lugar que os cargos aparecem no seu currículo está na seção do histórico de trabalho. Se você teve um cargo específico no passado, não seja criativo - use esse cargo. Se um possível empregador ligar para a empresa antiga para verificar suas referências, o antigo empregador declarará seu cargo e as datas em que trabalhou. Se você declarou um título de trabalho diferente - por mais próximo que seja do real -, não contar toda a verdade pode deixá-lo de má-fé. Se você se candidatou a um emprego em uma empresa que usa sistemas de rastreamento automatizados para eliminar candidatos, esses títulos de trabalho criativos podem ter outra queda: eles podem forçar o sistema a ignorar seu currículo porque ele não contém as palavras-chave certas. , lembra a profissional de relações públicas digital Heather Huhman em um artigo no Mashable.com.

Explicação

Digamos que você tenha trabalhado em uma dessas empresas que deu títulos de emprego "divertidos", como "Chief Smile Maker" para um ortodontista chefe ou "Burger Guru" para o gerente de um restaurante de hambúrguer. Embora isso tenha funcionado no seu antigo emprego, talvez não se traduza bem quando você está se candidatando a outras posições - e também há sistemas automatizados a serem considerados. Quando seu título real for criativo, coloque seu título real em negrito e, entre parênteses, coloque o equivalente no "mundo real", aconselhou o gerente de marketing Mitch Kocen, em uma entrevista no "Tampa Bay Times". Isso garante que os gerentes de contratação da nova empresa tenham uma maneira de entender seu trabalho e suas habilidades transferíveis.