O hipertireoidismo é mais comum em gatos com mais de 12 anos de idade.
Receber um diagnóstico de hipertireoidismo para o seu amado peludo é assustador. Pode parecer que você pode perder seu melhor amigo de quatro patas. No entanto, com tratamento adequado, o hipotireoidismo pode ser curado e o gatinho pode se recuperar totalmente.
O que é hipertireoidismo?
O hipertireoidismo, também chamado de tireotoxicose, ocorre quando o gatinho aumenta a produção de hormônios tireoidianos devido a uma tireoide aumentada. Isso geralmente é causado por um adenoma, ou tumor, em sua glândula tireóide. Na grande maioria dos casos, esse tumor é benigno ou não canceroso. De acordo com o Cat Health Guide, apenas 2 por cento dos casos envolve um tumor maligno ou canceroso. O distúrbio é provavelmente genético.
Kitty corre o maior risco de ter hipertiroidismo quando está acima dos 12 anos de idade. Preste atenção se o gato começar a comer como o Secretariado, mas perder peso, pois esse é o sintoma mais comum. Você também pode vê-lo visitando a caixa de areia com mais frequência para fazer xixi, beber muita água, vomitar, sofrer de diarréia ou ser hiperativo.
Como os hormônios da tireoide afetam quase todas as partes do corpo de um gato, o hipertireoidismo pode levar a doenças secundárias, com destaque para o aumento do coração, hipertensão e insuficiência cardíaca. Para gatinho para vencer a doença, comece uma das três opções de tratamento o mais rápido possível.
Medicação
A medicação é o tratamento mais barato e mais prontamente disponível para o hipertireoidismo. A medicação da tireoide funciona reduzindo a quantidade de hormônios que a tireóide produz. Geralmente envolve ter que dar ao seu gatinho uma pílula duas vezes ao dia. Embora acessível, esta opção de tratamento não cura a doença, apenas trata os sintomas. A medicação é uma boa opção para o gerenciamento de curto prazo, mas não a longo prazo. O tratamento a longo prazo poderia envolver dar pílulas Kitty todos os dias para o resto de sua vida. Tal medicamento às vezes causa efeitos colaterais como vômitos, perda de apetite, febre, anemia e letargia.
Cirurgia
Seu veterinário pode recomendar uma tireoidectomia, uma cirurgia para remover a parte afetada da tireóide do gatinho. A principal vantagem da cirurgia é que ela proporciona uma cura que normalmente elimina a necessidade de que ele seja medicado pelo resto de sua vida. É uma cirurgia bastante simples, cuja taxa de sucesso é alta. Se ambos os lobos da tireóide do gatinho forem afetados, seu veterinário pode querer fazer duas cirurgias, removendo parte da tireóide a cada vez. Existe um pequeno risco com a anestesia, especialmente em um gatinho mais velho que tenha problemas cardíacos, renais ou outros problemas de saúde. O maior risco é o dano acidental às glândulas paratireoides, que ficam próximas à tireoide e mantêm os níveis de cálcio no sangue. Após a cirurgia, Kitty provavelmente precisará passar a noite no veterinário e voltar para casa no dia seguinte.
Terapia Radioativa com Iodo
A terapia com iodo radioativo está se tornando o tratamento preferido pelos veterinários para tratar o hipertireoidismo. Seu gato vai receber um tiro de iodo radioativo em sua corrente sanguínea. O iodo é absorvido pela tireóide, mas nenhum de seus outros tecidos. O material radioativo destrói o tecido da tireóide afetado, mas não prejudica outras partes do corpo. Não requer que Kitty seja anestesiado, não tenha efeitos colaterais graves e pode curá-lo completamente em até duas semanas após o tratamento.
Kitty terá que passar cerca de duas semanas no hospital após o tratamento até que os níveis de radioatividade caiam. Embora não haja risco significativo dos baixos níveis de materiais radioativos, isso é feito como medida de precaução para você e qualquer outra pessoa que possa acariciar o gatinho. Pode significar que o tratamento e a hospitalização podem ser caros. Fale com seu veterinário para ver qual é a melhor opção de tratamento para sua bola de pêlo.