O Mel Aumentará O Açúcar No Sangue?

Autor: | Ultima Atualização:

O mel é duas vezes mais doce que o açúcar.

Até o século 18, o mel era o principal adoçante usado, já que o açúcar branco era proibitivamente caro, quando estava disponível. Embora o mel possa elevar os níveis de açúcar no sangue, o uso de mel em vez de açúcar branco pode ajudar a limitar o aumento e facilitar a manutenção dos níveis recomendados de açúcar no sangue.

Teor de Carboidratos

Quando você está assistindo seus níveis de açúcar no sangue, carboidratos são o nutriente que você precisa estar mais preocupado com. Quanto mais carboidratos um alimento contiver, maiores serão os níveis de açúcar no sangue depois de ingerido, embora o que você consuma junto com alimentos ricos em carboidratos possa ajudar a limitar o efeito geral sobre os níveis de açúcar no sangue. O mel tem um pouco mais de carboidratos do que o açúcar, com cada colher de sopa contendo 17 gramas, em comparação com as gramas 13 na mesma quantidade de açúcar branco.

Índice glicêmico

O índice glicêmico é uma ferramenta que você pode usar para estimar a rapidez e a quantidade de alimento que aumentará seus níveis de açúcar no sangue depois de comê-lo, com números mais baixos indicando um aumento mais lento e menor dos níveis de açúcar no sangue. Enquanto o mel tem um escore gastrintestinal de 55, que é considerado baixo, o açúcar branco tem um escore GI médio de 68, o que significa que o mel não causará tanto um pico nos níveis de açúcar no sangue quanto o açúcar branco.

Efeito no Açúcar no Sangue

Um estudo publicado no "Journal of Medicinal Food" em 2004 descobriu que o mel causou menos de um aumento nos níveis de glicose no sangue de diabéticos que o açúcar de mesa ou dextrose, que é uma outra forma de açúcar. O consumo regular de mel pode reduzir ainda mais os níveis de glicose no sangue em jejum, diminuindo o risco de diabetes. Pessoas que adicionaram 1.2 gramas de mel por quilograma de peso corporal à sua dieta durante duas semanas experimentaram uma diminuição de 5 percentual em seus níveis de açúcar no sangue em jejum, de acordo com um estudo publicado no "Journal of Medicinal Food" no 2003.

Considerações

Não há uma diferença enorme entre açúcar e mel, por isso não fique tentado a ir ao mar e despeje tudo o que você come. Use-o para substituir um pouco do açúcar de mesa que você come, em vez de usá-lo além do açúcar de mesa. Enquanto o mel pode aumentar seus níveis de açúcar no sangue menos do que o açúcar comum, os diabéticos ainda precisam incluir os carboidratos no planejamento de sua dieta e comer mel apenas com moderação, de acordo com a Associação Americana de Diabetes.