
Um gerente nunca deve julgar uma pessoa com base em sua deficiência.
Como empregador, se os funcionários considerarem que você é preconceituoso, você está mostrando uma atitude negativa em relação às pessoas que são diferentes de você. Sua mentalidade "nós" contra "eles" pode criar raiva e frustração no local de trabalho. Para piorar, os funcionários podem aceitar seu preconceito apenas para se adequar e evitar conflitos. Alguns funcionários podem até seguir seu exemplo. O ambiente de trabalho pode se tornar um ambiente hostil, improdutivo e antiético.
Crescimento Limitado
Você gostaria de acreditar que é um gerente ético e imparcial que age de maneira justa e nos melhores interesses da organização. Não intencionalmente e inconscientemente, no entanto, você pode ter preconceitos que impedem o crescimento da sua organização. Por exemplo, você pode instintivamente considerar uma pessoa deficiente como fraca ou uma pessoa de baixa renda como preguiçosa. Seus preconceitos podem afetar seu julgamento ao contratar, promover e formar parcerias.
Desigualdade
Quando você discrimina um funcionário devido a idade, sexo, religião ou deficiência física, pode estar violando o código de ética de sua organização. Uma atitude preconceituosa pode fazer com que uma pessoa se sinta indesejável, o que pode fazê-la se sentir desrespeitada. Tal atitude é inconsistente com valores que promovem justiça e igualdade. Se você não está aplicando justiça ao local de trabalho, não pode esperar que os funcionários tratem uns aos outros com respeito e apoiem a organização.
Ação judicial
Preconceito no local de trabalho pode resultar em um processo de discriminação. Gerentes e pessoal de recursos humanos devem receber treinamento sobre como recrutar e contratar funcionários em conformidade com todas as leis relacionadas à igualdade de oportunidades de emprego. Qualquer pessoa que conduz uma entrevista deve saber quais perguntas não são aceitáveis e como evitar estereótipos ao tomar decisões de emprego. Também é aconselhável documentar decisões de negócios no caso de uma ação judicial.
Estereótipos
Quando os funcionários acreditam que você está discriminando-os, o ambiente de trabalho pode se tornar improdutivo e a moral pode ser prejudicada. Os funcionários podem acreditar que não podem avançar devido à sua raça, sexo, deficiência ou idade. Eles provavelmente perderão a fé em você como gerente porque você formará opiniões com base em vieses pessoais. Para evitar a criação de um ambiente tão problemático, tome medidas para promover a diversidade e investigar todas as queixas de discriminação.




