
Quando o estresse for excessivo, pare e faça uma respiração 4-7-8.
Quando você está estressado, ajuda a parar, tirar um tempo e apenas respirar. Quando você está tenso, você tende a despachar toda a sua energia para o pescoço e ombros, o que explica por que esses músculos têm nós do tamanho do seu punho neles a maior parte do tempo e por que você sente falta de ar quando está estressado . Tomar o controle da sua respiração ajudará a controlar o estresse e melhorar sua saúde a longo prazo.
Efeitos do estresse
Músculos tensos e dor no pescoço não são os únicos efeitos que o estresse exerce sobre o seu corpo. A Clínica Mayo relata que o estresse pode afetar seu corpo, seu humor e até mesmo seu comportamento. Inicialmente, situações tensas podem causar dor de cabeça, transtornar o estômago ou dificultar o sono. Se você não lidar com o estresse, pode levar a problemas físicos muito mais sérios, como pressão alta e doenças cardíacas. O estresse pode causar ansiedade, irritabilidade e depressão, e pode levá-lo a explosões de raiva ou levar ao uso de drogas ou álcool. Não tomar medidas para reduzir ou eliminar o estresse pode até afetar seu peso, destruindo seu apetite e causando perda de peso ou obrigando-o a comer demais, causando ganho de peso.
Respirar a tensão
Pode parecer simples demais para ser eficaz, mas o ato básico de respirar pode ajudar muito a reduzir o estresse. A técnica de respiração 4-7-8 é fácil de aprender e é uma ferramenta valiosa quando uma situação estressante ameaça levá-lo ao limite. Comece sentado numa posição relaxada, mas ereta, com as costas e o pescoço retos e a cabeça para cima, voltada para a frente. Você pode optar por realizar este exercício com os olhos abertos ou fechados. Inspire lentamente pelo nariz, contando até quatro. Prenda a respiração enquanto você conta lentamente até sete, depois expire lentamente pela boca enquanto conta até oito. Como um apaziguador do esforço, faça isso três ou quatro vezes seguidas. Você pode realizar o exercício de respiração 4-7-8 regularmente para manter a tensão sob controle. Em seu artigo sobre dispnéia, Dana Inzeo, Diane Paolilli, Kim Plastini e Leslie Tyson recomendam passar quatro repetições do exercício até 10 vezes por dia.
Benefícios dos Exercícios Respiratórios
Respirar em si é uma ação involuntária fundamental necessária para você viver, mas muitas vezes as pessoas não respiram profundamente ou propositalmente, apenas atraindo ar suficiente para levá-las à próxima respiração. Aprender a respirar profundamente faz mais do que apenas reduzir o estresse; Enche seus pulmões, fortalecendo seu diafragma, trazendo bastante oxigênio para o corpo, para nutrir todas as células e expulsar dióxido de carbono venenoso. Exercícios de respiração profunda também ajudam a melhorar problemas respiratórios como asma, bronquite ou enfisema.
Técnicas Adicionais de Redução do Estresse
Se você já aceitou o estresse como parte de sua vida cotidiana, não é tarde demais para reverter essa decisão, assim como o efeito que o estresse está causando. A respiração profunda é uma ferramenta fundamental útil que pode ser empregada na integração de outras técnicas de redução do estresse. O site da Harvard Health lista relaxamento muscular progressivo, meditação, oração, yoga, tai chi e Qi Gong como atividades eficazes para reduzir o estresse. Reconhecer os problemas e situações que trazem a tensão e lidar com eles de forma proativa através da respiração e outras técnicas fará com que você se sinta melhor e melhore sua saúde geral.




