Menstruação Leve De Perder Peso Através Do Exercício

Autor: | Ultima Atualização:

Perder muito peso com o exercício pode levar a períodos irregulares ou ausentes.

Períodos não são tão convenientes, mas certamente são necessários para a vida e a saúde. É por isso que as mulheres que se envolvem em altos níveis de exercício precisam ficar de olho no peso corporal e certificar-se de que ele não esteja muito baixo. Deixar cair muitos quilos através do exercício pode afetar o seu ciclo de menstruação e, possivelmente, fazer cessar completamente, colocando-o em risco para uma série de problemas de saúde, tanto físicos como mentais.

Menstruação e Exercício

Se você competir em esportes ou treinar duro para eventos de corrida ou ciclismo, poderá perder peso suficiente para experimentar períodos leves ou avançar para uma condição chamada amenorréia, na qual seu corpo pára completamente de menstruar. Um peso que é muito baixo para o ponto de saúde natural do seu corpo interrompe as funções hormonais do seu corpo, incluindo a produção do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), que faz com que a glândula pituitária liberte os hormônios que controlam o seu ciclo menstrual. Esses hormônios regulam os ovários e, quando interrompidos, podem levar à ovulação anormal ou interrompida.

Problemas de saúde

Quando você se exercita com um peso muito baixo para a genética do seu corpo e começa a experimentar períodos anormais ou ausentes, corre o risco de ter problemas de saúde como osteoporose, mamas subdesenvolvidas, fraturas por estresse, cabelos ralos e até depressão e ansiedade. Sem ovulação, você também elimina sua capacidade de engravidar. Até o ciclo retornar, você não poderá engravidar e, mesmo assim, o risco de problemas de fertilidade aumenta.

Recuperando a menstruação

Com a capacidade do seu corpo de se reparar, você pode potencialmente restaurar sua menstruação reduzindo o seu exercício em 5 para 15 por cento e começando com uma nutrição adequada. Se você tem restringido a gordura de sua dieta, é importante voltar a comer gorduras saudáveis, como nozes, manteiga de amendoim, abacate, peixe e azeite. Comer carne vermelha duas ou três vezes por semana também pode encorajar a menstruação, já que as vegetarianas têm cinco vezes mais chances de ter problemas menstruais do que as que comem carne.

Considerações

Dependendo do seu nível de treinamento, pode demorar entre dois a seis meses ou mais para restaurar ciclos regulares, e outras alterações no seu regime de treinamento podem ser necessárias. Como os períodos anormais ou ausentes são um problema médico, é importante trabalhar com um médico e um nutricionista registrado para garantir a restauração total da sua saúde. Em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos como contraceptivos orais, que contêm baixos níveis de hormônios e podem ajudar seu corpo a retomar a menstruação regular. Se a condição é aumentada ou relacionada a um distúrbio alimentar, também pode ser necessário procurar tratamento de um profissional de saúde mental.