A pulverização é um comportamento felino bagunçado, mas não surpreendente.
Se você é um amante do gato, você provavelmente em algum momento encontrou a pulverização felina. O comportamento, nojento que seja, é completamente normal para os gatos, especialmente se eles não foram corrigidos. A pulverização interna pode ocorrer devido a uma variedade de razões, sendo uma delas o conflito territorial.
Acasalamento
Acasalamento é um dos principais culpados por trás da pulverização de urina em gatos, machos e fêmeas. Quando um gato é cerca de 6 meses mais ou menos, ele se torna totalmente maduro sexualmente. Neste momento, muitos comportamentos de acasalamento começam, sendo um deles a pulverização de urina. Quando um gato macho injetou urina, ele o faz para deixar para trás seu cheiro - uma maneira química de comunicar às rainhas que ele está pronto para o acasalamento. Quando os gatos estão neste modo, eles geralmente estão extremamente inquietos e ansiosos para sair. Quando não são permitidos ao ar livre, a pulverização interna geralmente é o resultado frustrante.
Os gatos-rainha também se envolvem em pulverização de urina, embora talvez com um pouco menos de frequência. Quando as fêmeas se tornam sexualmente maduras aproximadamente ao mesmo tempo que os machos, elas entram em seus primeiros ciclos de "calor". Durante o calor, as rainhas pulverizam a urina como uma técnica para atrair gatos machos, essencialmente dizendo: "Estou aqui e pronto para acasalar. Observe-me, por favor."
Conflito Territorial
O conflito territorial também é a raiz de muitos incidentes de pulverização de urina de gatos. Quando um gato pulveriza a urina, muitas vezes ele está se comunicando por meio do envio de uma mensagem "perfume". A pulverização territorial é muito comum em situações de agregados familiares com múltiplos gatos. Quando um novato entra na grama de um gato residente, o último gato pode borrifar seu cheiro como uma maneira astuta de garantir que todos saibam quem é o chefe. O conflito é um grande problema quando um novo gato entra em uma casa com outros gatos, e às vezes desencadeia persistentes hábitos de marcação e até agressividade.
Ansiedade
Ansiedade também pode levar seu animal de estimação precioso a abandonar sua caixa de areia em favor de pulverização irritante. Quando um gato está passando por uma quantidade significativa de estresse em sua vida, os problemas na caixa de areia costumam se tornar o nome do jogo. Um dos maiores gatilhos do estresse dos gatinhos é a mudança. Os gatos não reagem bem à novidade e falta de familiaridade, seja se mudar para um apartamento novo e estranho, lidar com um bebê recém-nascido choramingando ou a presença de um filhote maltês alto e hiperativo. Perda também pode trazer sobre o estresse em felinos, como a súbita ausência de um companheiro de longa data companheiro-gato. Quando um gato sente que seu mundo foi virado totalmente de cabeça para baixo, ele só pode reagir pela sujeira da casa, o que pode fazer com que você seja o ansioso.
Neutering e Pulverização
Se o hábito de pulverização do seu gato está lhe dando uma grande dor de cabeça e você não o vê terminar em breve, considere corrigi-lo. Em geral, consertar um gato acabará com a pulverização de urina dirigida por hormônios, embora o comportamento possa demorar um mês ou dois para desaparecer completamente. Se o seu gato é um gatinho, consulte seu veterinário na melhor hora apropriada para neutralizá-lo. Além de acabar com o seu dilema de pulverização, você também estará fazendo sua parte no controle da superpopulação felina.
Condições médicas
Pulverização interna persistente, por vezes, também é uma indicação de uma condição médica. Nunca descarte essa possibilidade com seu animal de estimação, por sua segurança. As desgraças de pulverização podem ser um sintoma de tudo, desde infecção do trato urinário até pedras nos rins, ambas doenças potencialmente prejudiciais nos felinos. Para estar no lado seguro, agendar uma consulta com o veterinário para um exame físico completo, o mais rapidamente possível. Seu gato - e seu tapete - ficarão felizes por você ter feito isso.