Fatores ambientais
Um cão pode sofrer de alergias ambientais que causam espirros excessivos. O espirro duro e contínuo pode causar a quebra de um vaso sangüíneo nas narinas e resultar em hemorragia nasal. A má qualidade do ar, as áreas empoeiradas, as alergias a pólen ao ar livre e a vida em casas de fumar podem ser a causa dos fatores ambientais de hemorragias nasais.
Abscesso dentário
Os cães podem sofrer cárie dentária, cáries e perda de dentes. Um dente canino que está abscedendo pode produzir sangue na raiz e expulsá-lo através das passagens nasais. Nesse caso, o sangue está no nariz, mas usa o nariz para evacuação.
Causas graves
Pode haver causas graves e profundas de hemorragias nasais de cães. O adenocarcinoma nasal, ou tumores nasais, pode causar sangramento excessivo através de uma ou ambas as narinas. O sangue pode expelir do nariz quando há uma lesão interna em outra parte do corpo que não é evidente. Um canino pode ter doença de von Willebrand ou hemofilia. Ambas as condições não permitem que o sangue dele forme plaquetas e coagule. Essas condições muito sérias exigem cuidados veterinários imediatos, pois um cão pode sangrar até a morte.
Ações
O diagnóstico em casa de hemorragias nasais é muito difícil devido a uma grande variedade de causas. Assim que você notar uma secreção nasal sanguinolenta em seu animal de estimação, leve-o para uma área tranquila em sua casa. Mantenha seu cão calmo e quente. Se você puder ver o sangramento nasal na base de suas narinas, aplique uma compressa de gaze com pressão para interromper o fluxo sangüíneo. Ligue para o seu veterinário, informe-a sobre todos os sintomas e agende uma consulta de emergência. Cuidados veterinários podem incluir um exame e raios-X para encontrar a fonte de sangramento. Eles podem usar um rinoscópio para olhar o nariz pela boca com uma câmera.