Importância Dos Dividendos Em Ações

Autor: | Ultima Atualização:

Os anúncios de dividendos da empresa normalmente estão disponíveis por meio de ferramentas de pesquisa de ações on-line.

Os dividendos de ações têm grande importância tanto para as empresas que os emitem quanto para os acionistas que os recebem. Parte dessa importância é baseada em resultados tangíveis da distribuição de dinheiro. Mas o significado simbólico por trás dos pagamentos de dividendos também é significativo.

Basics

Um dividendo de ações é uma distribuição dos lucros da empresa aos acionistas. Esta é uma alternativa para reter lucros para cobrir despesas futuras e reinvestir no crescimento da empresa. As empresas que emitem dividendos de maneira contínua geralmente o fazem mensalmente, trimestralmente ou anualmente. Os dividendos são pagos com base em uma determinada taxa por ação de propriedade. Por exemplo, um dividendo de centavo 10 em ações 1,000 é igual a $ 10.

Consideração de Renda

Os dividendos não são apenas uma maneira de uma empresa distribuir renda. Eles também são usados ​​para atrair investidores voltados para a renda. Quando uma empresa emite dividendos, isso é tipicamente um sinal de que a empresa está confortável em sua posição de caixa. Os investidores de longo prazo costumam preferir ações pagadoras de dividendos porque os dividendos oferecem uma oportunidade para retorno contínuo do investimento. Isso adiciona valor ao potencial de ganhar dinheiro quando o preço da ação se valoriza. Os dividendos regulares também ajudam a reter os investidores que poderiam de outra forma vender, o que mantém os preços das ações estáveis.

Ética

Pagar dividendos com excesso de caixa também tem alguma importância ética. Os ganhos de uma corporação são tecnicamente devidos a seus proprietários. No entanto, o conselho de administração de uma empresa pode optar por reinvestir os lucros no negócio, desde que eles possam justificar que isso seja no melhor interesse da empresa e de seus proprietários. As empresas que acumulam grandes estoques de dinheiro com pouco esforço para crescer ou expandir às vezes atraem a ira dos acionistas e da Comissão de Valores Mobiliários.

Reinvestimento

Quando uma empresa opta por não pagar um dividendo, isso também envia sinais importantes para o mercado. Em geral, uma empresa não pagaria dividendos porque não tem dinheiro para isso ou prefere reinvestir em crescimento. Examinando as demonstrações financeiras de uma empresa, você normalmente pode discernir qual é o caso. Se seu balanço é baixo em dinheiro, provavelmente não tem dinheiro para pagar dividendos. Os investidores que buscam oportunidades de crescimento agressivas geralmente preferem que uma empresa reinove os lucros para ajudar a aumentar a lucratividade e aumentar o preço das ações. Esses tipos de investidores podem ter preocupações de que as empresas pagadoras de dividendos tenham um potencial de crescimento limitado.