
Peixe-lutador-siamês, comumente conhecido como peixe-betta, é um peixe tropical de cores vivas. Os machos são mais vívidos na cor, enquanto a coloração das fêmeas é subjugada. Às vezes os bettas mudam de cor. Um peixe betta pode mudar de cor por alguns motivos, entre eles o estresse, a doença e a idade.
Estresse
A razão mais comum para os bettas perderem sua coloração é o estresse. As lojas de animais geralmente as abrigam em pequenos recipientes, embalando o peixe lado a lado em pequenas prateleiras. Peixes nesses pequenos recipientes parecerão opacos e suaves, com coloração pálida. Selecione um tanque que contenha pelo menos 1 litros de água para evitar o acúmulo de amônia em excesso e dê bastante espaço para o peixe nadar. Bettas são uma espécie tropical, e seu aquário deve ter um pequeno aquecedor para manter a temperatura entre os graus 70 Fahrenheit médio-alto. Mantenha bettas machos em tanques separados para evitar brigas. Bettas femininas são mais passivas e prosperam em tanques comunitários com uma variedade de peixes.
Doença
Um grande indicador de doença nos bettas é uma mudança na cor. Infecções fúngicas ou bacterianas, muitas vezes deixam manchas de manchas difusas ou descoloridas ao longo do corpo de um peixe. Uma mudança completa de água junto com o tratamento fúngico de rotina deve eliminar a infecção. Eu é outra doença comum; aparece como manchas brancas ao longo do corpo e das barbatanas. Ich pode ser fatal se não tratada, mas um aumento na temperatura da água combinada com ich medicação irá esclarecer qualquer infecção duradoura. O veludo também causa uma mudança na cor e pode ser fatal se não for tratado. O veludo reveste as brânquias e as escamas em um filme amarelo ou marrom. Trate o veludo com sal de aquário e um produto de tratamento de água, e faça-o assim que detectar sintomas para salvar seus peixes.
Idade
Muito parecido com cabelos grisalhos em mamíferos, os bettas muitas vezes perdem um pouco de sua cor vívida à medida que envelhecem. A vida útil média de um betta é entre dois e cinco anos, embora com o devido cuidado os peixes saudáveis possam viver mais. Bettas são quase translúcidas quando nascem, com a sua primeira cor notável vindo como eles. A cor geralmente se intensifica até que o peixe tenha aproximadamente 2 anos de idade. Após esse ponto, o peixe pode começar a desvanecer-se para uma tonalidade mais opaca, particularmente em torno da boca e das brânquias.
Cor de mármore
A coloração do mármore nos bettas é o resultado de uma mutação conhecida como "gene saltador". Este gene é capaz de se mover entre os cromossomos do peixe, resultando em um padrão de cores em constante mudança. Os bettas marmóreos são tão saudáveis quanto peixes sem o gene saltador. mas pode experimentar uma variedade de mudanças de cor ao longo de suas vidas.Um peixe de mármore começa turquesa sólido apenas para acabar algumas semanas depois com um padrão de borboleta vermelho e branco.




