Quais São As Causas Da Perda De Cabelo Do Cão, Coçar E Oleosa?

Autor: | Ultima Atualização:

A seborréia é geralmente a causa da pelagem gordurosa e fina do seu cão.

Você se estica para acariciar seu cão e puxar uma mão coberta de cabelo oleoso. Thor está coçando febrilmente, choramingando de desconforto. O que fez seu animal de estimação, uma vez feliz e saudável, coçar-se como um cão possuído e transformar seu casaco de grosso e limpo em magro e oleoso?

Tristeza Seborrhea

Tenha certeza, seu cão não decidiu correr com um bando de cães greaser. O que ele desenvolveu é uma condição chamada seborréia, que faz com que suas glândulas sebáceas entrem em overdrive e produzam muito sebo. Em circunstâncias normais, o sebo atua como um lubrificante para manter a pele e o revestimento impermeabilizados. A seborréia causa um aumento na produção desse composto, que cria uma espécie de caspa gordurosa que irrita a pele do filhote e faz com que ele coça. Quanto mais ele coça, mais provável é que ele sofra queda de cabelo em seu desejo de conter a irritação.

Insulto ao ferimento

Cuidado com as infecções secundárias. Como se o revestimento oleoso e ralo e o coçar constante não fossem suficientes, a seborreia pode levar a outros problemas de pele se não for tratada. O acúmulo de flocos oleosos pode obstruir os folículos pilosos ou os canais auditivos, levando à infecção. As dobras cutâneas são locais perfeitos para outros animais microbianos residirem e causarem infecções, como leveduras e bactérias, especialmente se a pele já estiver irritada pela seborreia. Risco excessivo pode causar lesões na pele, que também podem se tornar infectadas. Basicamente você está olhando para uma infecção em cima de outra infecção causada pela seborréia.

Just Cause

Então você tem um termo para se prender ao frenético e arranhado cabelo do seu cão. Encontrar o gatilho para esta repentina mudança de revestimento pode não ser tão fácil. A seborreia primária aparece espontaneamente e sem razão aparente, enquanto a seborreia secundária ocorre em outra condição médica subjacente. Alergias, desequilíbrios hormonais e parasitas, como pulgas e ácaros, podem desencadear a explosão da produção de sebo.

Diagnóstico e Tratamento

Você pode pensar que o pelo gorduroso e escamoso do seu cão é o suficiente para diagnosticar a seborréia, e você está parcialmente certo. Mas o seu veterinário quer saber o que está por trás desse excesso de produção de sebo. Ele vai realizar testes de sangue e hormônios e tirar algumas amostras de pele para realizar culturas e procurar qualquer sinal de uma condição subjacente. Xampus medicinais e suplementos de ômega-3 contra a superprodução, mas o tratamento de qualquer causa subjacente controla a reação na fonte.