O Que Esperar Ao Se Encontrar Com Um Psicólogo Para Uma Entrevista De Emprego

Autor: | Ultima Atualização:

Pequenos deslizes de um psicólogo durante uma entrevista.

É bem possível que durante sua próxima entrevista de emprego você responda a perguntas. colocado por um psicólogo, ao invés de uma pessoa de recursos humanos ou um gerente. A prática de trazer entrevistadores mentalmente perspicazes é uma tendência crescente, de acordo com um relatório do "US News and World Report". Então, se você acha que pode enganar o psicólogo durante uma entrevista, ou se esconder atrás de um bom jogo - pense novamente

Entrevista imparcial

Quando as empresas contratam um consultor externo - um psicólogo - para lidar com suas entrevistas, Você pode esperar uma entrevista mais imparcial. Gerentes e profissionais de RH não estão tão sintonizados no pensamento estereotipado e podem julgar os candidatos com base em preconceitos. Muitas vezes, um entrevistador toma uma decisão com base em aparências ou em qual escola frequentou. Os psicólogos, por outro lado, entendem seus próprios preconceitos e podem removê-los da equação de contratação.

Avaliações

Espere fazer uma abundância de testes escritos quando você entrevista com um psicólogo. O objetivo dos testes é descobrir se você terá sucesso no papel que você está procurando. Um psicólogo pode analisar suas respostas a perguntas aparentemente não relacionadas e chegar a uma conclusão sobre suas motivações, habilidades e propensões. Os psicólogos são treinados para ler testes de avaliação e fazer julgamentos com base nesses achados. Eles transmitem sua avaliação para o gerente de contratação, que pode usar os resultados em uma segunda entrevista.

Estrutura

Ao entrevistar com um psicólogo, você pode esperar uma entrevista estruturada porque os profissionais de saúde mental entendem as nuances que podem ocorrer em um ambiente não estruturado que é mais como uma conversa. Entrevistas estruturadas seguem um conjunto pré-estabelecido de perguntas. Todos os candidatos a emprego recebem as mesmas perguntas e suas respostas são classificadas. Aqueles com classificações mais altas recebem entrevistas secundárias. Os psicólogos criam esses tipos de entrevistas estruturadas para avaliar habilidades e talentos, em vez de se concentrarem na personalidade, o que é muito menos eficaz para encontrar os candidatos certos. Por exemplo, pessoas amigáveis ​​e extrovertidas são frequentemente consideradas mais inteligentes do que realmente são.

Perguntas difíceis

Um consultor psicológico externo será mais difícil de enganar do que o gerente com quem você trabalhará. Psicólogos vêm à entrevista armados com perguntas que revelam suas habilidades de liderança. Ela não será ameaçada por sua assertividade e pode realmente lhe dar pontos por isso. Prepare-se para responder perguntas que revelam suas atitudes em relação a um local de trabalho diversificado e como você trabalha bem com os outros. Os psicólogos são mais aptos a encontrar defeitos de caráter, portanto estejam preparados para perguntas pessoais que possam parecer estranhas. Os psicólogos não têm medo de brincar mal para medir sua capacidade de lidar com o estresse.