
A delegação de tarefas pode reduzir o estresse da carga de trabalho.
Sentir-se sobrecarregado como gerente não é incomum, especialmente porque você não apenas lida com as exigências do trabalho, mas também desempenha o papel de supervisor para seus subordinados. Se o estresse for temporário e diminuir quando você completar uma tarefa em particular ou passar por uma temporada agitada, provavelmente será melhor lidar com seus sentimentos avassaladores até que o ritmo frenético diminua. Se suas frustrações resultarem de problemas contínuos e de longo prazo que provavelmente não serão alterados, talvez seja necessário fazer ajustes e encontrar alguma resolução para que o estresse não tire o melhor de você.
Compartilhe a carga
Se algumas de suas responsabilidades de trabalho não exigirem seu conhecimento ou carimbo de aprovação, considere compartilhá-las com seus funcionários. Delegar tarefas como pesquisar novos produtos ou leis, obter informações gerais dos clientes, arquivar relatórios, organizar arquivos e atender chamadas telefônicas. Algumas tarefas são demoradas, mas não exigem habilidades especializadas, permitindo que você concentre sua atenção em questões gerenciais mais prementes. Sentir-se oprimido porque você tem muitos pratos girando é muitas vezes resolvido, permitindo que seus subordinados para ajudar com a carga de trabalho. Isso significa deixar o controle sobre algumas tarefas e incentivar outras pessoas a ajudarem a carregar a carga. Você ainda pode se sentir sobrecarregado no início - seguindo para se certificar de que seus funcionários estão fazendo o trabalho direito - mas, eventualmente, você vai aprender a confiar naqueles que você coloca no comando.
Definir parâmetros
Se você está sobrecarregado porque está trabalhando tanto que está privado do sono, lutando continuamente contra resfriados e gripes, ou estressado porque seus filhos estão tendo um fim curto, considere estabelecer alguns parâmetros rígidos no trabalho. De acordo com a Forbes.com, as mulheres representam mais da metade da força de trabalho, mas gastam uma média de 12 ou mais horas por semana com seus filhos do que com seus parceiros, portanto não é de admirar que os níveis de estresse estejam aumentando. Como gerente, obrigue-se a deixar o escritório em um horário razoável todos os dias, faça pausas para o almoço, saia da cidade no fim de semana e informe seus funcionários que você está estabelecendo alguns limites. Se seus subordinados exigem muito de sua atenção, diga-lhes que você abordará as preocupações no período da manhã, mas suas tardes devem ser gastas em responsabilidades pessoais de trabalho.
Fale com seu chefe
Seu chefe provavelmente não quer ouvir uma longa lista de reclamações, mas ela deve estar aberta a uma discussão honesta sobre como você se sente sobrecarregado. Discuta preocupações ou problemas específicos que tornem seu trabalho mais estressante e pergunte se ela tem alguma sugestão. Contanto que seus sentimentos tenham causa suficiente e seu desempenho no trabalho seja alto, seu chefe provavelmente fará o que puder para mantê-lo como empregado. De acordo com a MayoClinic.com, comunicar-se honesta e diretamente com seu chefe com um tom gentil e moderar seus comentários com a diplomacia cria um ambiente de respeito mútuo. Deixe-a saber que você realmente aprecia o trabalho e só precisa de ajuda para encontrar um equilíbrio saudável no trabalho. Se parte do seu estresse é devido aos maus hábitos de trabalho de um subordinado ou personalidade difícil, este pode ser um bom momento para trazê-lo para cima. Evite menosprezar qualquer um dos seus funcionários e concentre-se em problemas reais que causam estresse em sua vida diária de trabalho.
Considere um papel não gerencial
Pode não ser fácil admitir, mas você pode não ter o papel de gerente. Isso não significa que você seja um mau empregado, apenas significa que as responsabilidades de supervisão o sobrecarregam. Lidar com os hábitos de trabalho ou questões comportamentais dos subordinados, confrontar os funcionários sobre seu desempenho no trabalho, comunicar-se com clientes frustrados ou irritados, garantir orçamentos apertados e relatar altos e baixos financeiros a executivos de empresas de nível executivo pode ser estressante. Mesmo que mudar para um papel não-gerencial dentro da empresa signifique um corte no pagamento, pode valer a pena a longo prazo. Espere um pouco de desconforto como aqueles que você supervisionou se acostumar com o seu novo papel. Não é realmente um rebaixamento contanto que você seja o único que pediu a mudança.




