Como Calcular Linhas De Regressão Linear E Inclinações Para Preços De Ações

Autor: | Ultima Atualização:

Os analistas calculam as linhas de regressão como parte de sua análise do preço das ações.

Às vezes, a melhor maneira de prever para onde vai o preço de uma ação é entender onde ela está. A linha de regressão linear é uma equação que considera o desempenho passado para prever valores de estoque futuros. Uma ação pode estar sobrevalorizada quando fica acima da linha de regressão linear e subvalorizada quando está abaixo da linha. O investidor médio pode calcular uma linha de regressão de ações com dados básicos de estoque e software de planilha eletrônica.

Obter informações

Obtenha dados históricos de preços de ações para o período que você deseja mensurar. Você pode encontrar dados históricos de ações em sites financeiros, e muitas empresas oferecem preços históricos de ações em sua página de relações com investidores. As duas principais informações de que você precisa são a data de fechamento e o correspondente preço de fechamento das ações. Você pode obter os preços das ações de fechamento em uma base diária, semanal ou mensal, dependendo da quantidade de dados com os quais deseja trabalhar.

Configurar Datas e Preços

Crie uma coluna em uma planilha para as datas e uma segunda coluna para os preços das ações diretamente à direita. As datas irão constituir os valores X do seu gráfico de ações, e os preços das ações serão os valores Y. Insira a data e o respectivo preço de ação para o período de tempo em ordem decrescente. Por exemplo, liste as informações de fevereiro 2008 abaixo das informações de janeiro 2008.

Encontre a inclinação da linha de regressão com a função de inclinação

A linha de regressão para os preços das ações é a linha que melhor se aproxima da relação entre o tempo e o preço da ação. A maioria dos programas de planilha contém uma função de inclinação que calculará automaticamente a inclinação da linha de regressão. A função de declive considera o desvio padrão dos dados, ou a quantidade de variação entre os valores, e o coeficiente de correlação, que mede o grau em que os dois tipos de dados estão relacionados. Realce todos os seus dados, encontre a função "Inclinação" na biblioteca de funções da sua planilha e pressione "Enter". O número resultante é o declive da linha de regressão.

Encontre a interceptação Y e a fórmula final

A segunda parte da fórmula da linha de regressão é a interceptação y. Para calcular o intercepto y, use a fórmula y = mx + b. Nesta equação, "y" é a média dos valores de y, "m" é a inclinação, "x" é a média dos valores de x e "b" é a intercepção de y. Para calcular a intercepção-y, subtraia a média de todos os preços das ações da média de todas as datas. Por fim, conecte os valores de volta à fórmula. Por exemplo, se você calcular uma inclinação de 1.5 e uma intercepção de X de 20, a fórmula de regressão linear final para o estoque será y = 1.5x + 20.