Disputar erros em uma avaliação em casa pode impedir uma negação da hipoteca.
Desacordos sobre avaliações de bancos geralmente surgem quando os proprietários e compradores de imóveis recebem uma avaliação inferior à esperada. A avaliação afeta quanto dinheiro um credor está disposto a emprestar, mesmo que você e um co-mutuário tenham uma boa classificação de crédito. Um credor não aprovará uma hipoteca ou refinanciará uma, se o valor avaliado de uma casa for menor do que o valor do empréstimo. No entanto, você pode contestar uma baixa avaliação ou obtê-la refeita para evitar a perda de um empréstimo.
Revise a avaliação
Você pode pedir a seu credor para obter uma outra avaliação, se você não concordar com uma avaliação, mas examine primeiro o relatório de avaliação do credor para fortalecer o seu caso. Por exemplo, procure por erros factuais no relatório. Calcular erradamente a metragem quadrada de uma casa e citar o número errado de quartos são exemplos de erros factuais que podem reduzir o valor de uma casa. Peça ao credor para reconsiderar a avaliação, se você encontrar esses erros.
Comparáveis
Avaliadores usam vendas comparáveis para determinar o valor de uma casa. Comparáveis são propriedades em sua área que são semelhantes em estilo e tamanho à casa que você está vendendo, comprando ou refinanciando. Os avaliadores costumam usar propriedades que foram vendidas recentemente como comparáveis. O relatório de avaliação mostrará os comparáveis que o avaliador usou. Pergunte ao seu agente imobiliário para procurar comparables diferentes se você não concordar com a avaliação. Seu agente pode encontrar comparáveis com preços mais altos do que o avaliador que você pode usar para disputar a avaliação com seu emprestador.
Alterar credores
Considere enviar seu pedido de empréstimo para outro credor, se você quiser comprar ou refinanciar uma casa que recebeu uma baixa avaliação. Os valores iniciais variam de um avaliador para outro, mesmo quando os avaliadores tentam manter a objetividade em suas avaliações. Uma avaliação feita por outro banco pode voltar com uma avaliação mais próxima do que você acha que a casa vale. Em qualquer caso, peça ao novo credor para garantir que alguém que tenha conhecimento da área onde a casa está localizada faça a segunda avaliação.
Cancelando uma venda
Os contratos de vendas geralmente permitem que compradores e vendedores de residências cancelem um contrato de compra devido a uma baixa avaliação inicial. Uma baixa avaliação funciona a favor do comprador, porque ele pode oferecer um preço menor para a casa. Se você é o vendedor, você pode não querer reduzir seu preço de venda, se você pretende comprar outra casa com o produto. Nesses casos, você pode arriscar perder um comprador e deixar a casa no mercado enquanto recebe outra avaliação para decidir se sua casa está superfaturada.