Muitos alimentos saudáveis para os seres humanos são prejudiciais aos cães.
Proprietários de cães amorosos não sonham em dar aos seus companheiros caninos algo tóxico, mas muitos alimentos considerados adequados para as pessoas são muito perigosos para os cães. Mesmo um punhado de lanches aparentemente saudáveis pode deixar seu animal de estimação muito doente. Contacte o seu veterinário imediatamente se o seu cão ingere alimentos potencialmente perigosos.
chocolate
Um gosto de chocolate pode mandá-lo direto para o céu, mas essa mesma mordida pode ser mortal para o seu cão. O chocolate contém teobromina e cafeína, ambas substâncias com propriedades estimulantes e diuréticas. O consumo de chocolate geralmente causa hiperatividade, inquietação, batimento cardíaco irregular, respiração ofegante e aumento da sede e da micção. Diarréia, vômitos e tremores também ocorrem frequentemente, às vezes seguidos por convulsões e morte. Mesmo apenas 1 onça de chocolate pode matar um cachorro que pesa 10 libras ou menos. Sinais de intoxicação por chocolate podem não aparecer por várias horas após o consumo, com a morte ocorrendo dentro de 24 horas.
Nozes
As saborosas nozes de macadâmia contêm um composto tóxico que causa fraqueza temporária nos quartos traseiros de um cão, juntamente com depressão, vômitos e tremores. Os sintomas de intoxicação por macadâmia geralmente começam dentro de 12 horas de consumo e duram entre as horas 12 e 48. Todos os tipos de nozes contêm altos níveis de fósforo que podem desencadear o desenvolvimento de pedras na bexiga em cães.
Frutas
Uvas e passas contêm uma substância que desencadeia surtos de diarréia e vômitos em caninos. Ainda pior, o aparecimento de insuficiência renal pode ocorrer aproximadamente 24 horas após o consumo desses frutos. As sementes e caroços de muitas frutas contêm glicosídeos cianogênicos, uma substância que pode causar envenenamento por cianeto em seu cão. Evite dar ao seu cão sementes de maçã e pêra, assim como caroços de ameixa, pêssego, cereja e damasco. Abacates e seus poços contêm uma substância tóxica chamada persina, que pode danificar os pulmões e o coração do seu cão. Esta fruta rica em gordura também pode dar ao seu cão uma dor de estômago, causando vômitos e diarréia.
veggies
Se consumido em grandes doses, as cebolas e o alho podem irritar o trato gastrointestinal do seu cão, danificar os glóbulos vermelhos e causar dificuldades respiratórias. Embora bastante raros, brotos e batatas verdes contêm alcalóides de solanum suficientes para serem tóxicos para ambos os cães e seus donos. O brócolis contém isotiocianato, uma substância que pode causar dor de estômago se ingerida em grandes quantidades, enquanto espigas de milho podem causar obstrução intestinal. Os tomates contêm atropina, uma substância química que causa frequentemente tremores musculares e ritmos cardíacos irregulares.
Alimentos crus ou mal cozidos
É uma boa regra para evitar dar ao seu cão alimentos crus ou mal cozidos que você nunca come. Ovos crus e carne às vezes contêm bactérias, como E. coli ou salmonela, que podem deixar seu cão muito doente. As claras de ovos crus também contêm a proteína avadina, que pode reduzir a capacidade do seu cão de absorver biotina, uma vitamina B crucial para a saúde canina. A massa de pão não cozida também não é boa para o seu cão. A levedura pode fermentar e subir, causando gases excessivos, dor abdominal, desorientação, inchaço e vômito.
Produtos diários
Muitos cães são intolerantes à lactose porque não possuem as enzimas para digerir efetivamente o açúcar do leite. Dando produtos lácteos seu cão pode causar rapidamente que ele sofra de gases excessivos, diarréia e vômitos. A maioria dos cães pode tolerar pequenas quantidades de iogurte natural e queijo, porque eles contêm menos lactose do que outros produtos lácteos.