O Que Faz Um Engenheiro Biomédico?

Autor: | Ultima Atualização:

Os engenheiros biomédicos projetam substituições para partes danificadas do corpo humano.

Engenheiros biomédicos aplicam conhecimentos de desenho técnico, biologia e fisiologia para desenvolver novos equipamentos médicos, desde uma tala superior até órgãos artificiais. A engenharia biomédica é um campo relativamente novo, e as universidades não podem formar novos engenheiros biomédicos com rapidez suficiente para acompanhar a demanda. Atualmente, a maioria das principais universidades oferece graduação em engenharia biomédica ou ciência biomédica, mas até poucos anos atrás, a maioria dos engenheiros biomédicos possuía graduação em engenharia em outro campo e fazia pós-graduação em bioengenharia ou aprendia através da experiência no trabalho.

Pesquisa e Desenvolvimento

De acordo com o Bureau of Labor Statistics, quase um quarto dos engenheiros biomédicos trabalha para fabricantes de dispositivos médicos e suprimentos. Quase todos esses engenheiros estão envolvidos em pesquisa e desenvolvimento em alguma capacidade. Embora um pequeno percentual trabalhe em cargos de supervisão, a grande maioria deles estará ativamente engajada em pesquisa, geralmente como membro de uma equipe trabalhando em um projeto. Os projetos de engenharia biomédica abrangem desde o desenvolvimento de próteses funcionais mais funcionais até o desenvolvimento de um fígado artificial implantável.

Pessoal hospitalar

Alguns engenheiros biomédicos trabalham em hospitais em conjunto com médicos e fisioterapeutas. Isso significa trabalhar muito com os pacientes, supervisionando e observando o uso de novas próteses e outros dispositivos médicos. Os engenheiros biomédicos também consultam os administradores do hospital sobre o valor e o uso potencial de novos equipamentos médicos e auxiliam no desenvolvimento de novos procedimentos para o diagnóstico de doenças e tratamento de condições médicas.

Ensaios Clínicos

Muitos engenheiros biomédicos são empregados por empresas farmacêuticas ou organizações de pesquisa clínica para ajudar na execução de testes clínicos para novos dispositivos médicos. Os engenheiros biomédicos trabalham em estreita colaboração com médicos e outros profissionais da área médica no planejamento e na execução de um estudo clínico para testar a segurança e a eficácia de novos dispositivos médicos. Os engenheiros biomédicos não raramente trabalham diretamente com os participantes de ensaios clínicos, avaliando o ajuste de uma prótese ou entrevistando um paciente sobre um novo dispositivo.

Trabalhar como advogado de patentes

Desde os primeiros anos do século XXI, tem havido um número crescente de pessoas com um diploma de graduação em ciência biomédica indo para a faculdade de direito para se preparar para uma carreira como advogado de patentes. Um advogado de patentes moderno é obrigado a ter conhecimento especializado em pelo menos um campo técnico, e um bacharel em engenharia biomédica dá um advogado de patentes de brotamento um bom fundo em engenharia e medicina.