Quais São Os Benefícios Da Cla?

Autor: | Ultima Atualização:

O CLA, ou ácido linoléico conjugado, é um tipo de ácido graxo trans encontrado em altas concentrações em carne bovina e laticínios. Mas não se assuste com a menção de gordura trans, porque o CLA é realmente benéfico e ligado à redução do risco de doenças cardiovasculares e do controle de peso a longo prazo. O CLA, que é uma mistura dos diferentes tipos de ácido linoléico que ocorrem na natureza, também pode ser tomado como um suplemento dietético. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos que contenham quantidades elevadas de CLA.

CLA

Ácidos linoleicos conjugados são uma família de pelo menos isómeros 28 ou subtipos de ácido linoleico. O ácido linoleico, freqüentemente abreviado como LA, é um ácido graxo ômega-6 insaturado. É classificado como um ácido graxo essencial, porque seu corpo não pode fazê-lo de outras fontes. Consequentemente, você deve obter LA ou CLA de fontes dietéticas ou via suplementação. As fontes mais ricas de CLA são carne bovina alimentada com capim e produtos lácteos crus ou não pasteurizados que vêm de gado alimentado com capim. Os níveis de CLA são até cinco vezes maiores em vacas alimentadas com pasto do que as alimentadas com grãos como o milho. Muita pesquisa sobre os benefícios para a saúde do CLA tem sido realizada, embora a maior parte tenha sido em animais.

Controle de Peso

O consumo de CLA reduz a gordura corporal, preservando o tecido muscular, o que essencialmente aumenta a massa corporal magra e as taxas metabólicas. Os resultados são melhores naqueles que combinam exercícios com a ingestão dietética de CLA. A melhora da razão músculo-gordura está relacionada à melhora da sensibilidade à insulina, que permite que gorduras e glicose sejam atraídas para as células musculares e gordurosas de forma mais igualitária. Mais gordura e glicose são queimadas como energia em vez de serem armazenadas como tecido adiposo adiposo. O efeito do CLA sobre a insulina, que imita o das drogas diabéticas, pode ser uma boa notícia para os diabéticos do Tipo 2 que têm problemas com a redução da sensibilidade à insulina. Os pesquisadores precisam fazer mais testes em diabéticos antes de poderem fazer recomendações específicas para o CLA.

Risco Reduzido de Câncer

O consumo de CLA pode retardar a formação e progressão das células cancerosas, especialmente nos casos de câncer de mama, colo-retal, próstata, pulmão, pele e estômago. O CLA é o único composto gordo que inibe vários estágios de carcinogênese em animais, e o faz aumentando a absorção das vitaminas lipossolúveis A e D, bem como exercendo efeitos sobre substâncias químicas que regulam a função celular. Animais alimentados com CLA apresentam uma incidência e tamanho reduzidos de tumores benignos e malignos. O CLA também parece melhorar a resposta do sistema imunológico, reduzindo substâncias químicas que tendem a suprimir a função imunológica, o que tem implicações para o câncer e muitas outras doenças. A redução desses produtos químicos, como os leucotrienos e prostaglandinas, também reduz a reação inflamatória em seu corpo, o que pode ter implicações positivas para quem sofre de artrite e alergias.

Risco Reduzido de Doença Cardiovascular

A capacidade do CLA de impedir o armazenamento de gordura também pode ajudar a reduzir o risco de artérias obstruídas ou aterosclerose. Aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura nas artérias, que é uma das principais causas de ataques cardíacos e pressão alta. O CLA previne a aterosclerose ao reduzir o colesterol LDL “ruim” no sangue e aumentar o colesterol HDL “bom”. O CLA também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, agindo como um antioxidante e eliminando os radicais livres que causam danos nas artérias.